Logo -
sombra

Ministro da Agricultura e Governador do RS visitam a ABCCC na Expointer

26 DE AGOSTO DE 2017 - ATUALIZADA EM 26 DE AGOSTO DE 2017 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

O prestígio do Cavalo Crioulo entre as atrações da 40ª Expointer ficou ainda mais evidente na noite de sábado, 26 de agosto. Na ocasião, o espaço da raça na feira recebeu as visitas do ministro da agricultura, Blairo Maggi, acompanhado do governador e do vice-governador do RS, José Ivo Sartori e José Paulo Cairoli, além do secretário de Agricultura do Estado, Ernani Polo. Durante a visita, o ministro foi presenteado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos com um animal da raça.


 


Acompanhado da família e de seus assessores, Maggi foi recepcionado pelo presidente da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe e pelos vice-presidentes Onécio Prado Júnior, Luiz Martins Bastos Neto, Eduardo Neto de Azevedo e Fabrício Rossato. A comitiva debateu sobre a atualidade do meio, durante jantar servido no restaurante do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.


 


Em breves palavras, o presidente da ABCCC agradeceu a presença de todas as autoridades e destacou a importância da parceria entre a entidade e o poder público, para o fortalecimento do segmento. “Gostaria de agradecer a presença do ministro Maggi, do governador Sartori, do vice Cairoli e do secretário Polo, que com seu apoio vão certamente nos levar a um crescimento ainda maior”, disse Suñe, pouco antes de anunciar a entrega do animal, doado pela cabanha Reconquista, ao ministro.


 


O governador Sartori falou da importância “O Cavalo Crioulo tem um valor extraordinário, para o Rio Grande do Sul, para a Expointer e para o Parque Assis Brasil, pois a raça colabora muito com melhorias e na adequação do Parque. Além disso, é o animal símbolo do Estado sendo importante na questão cultural e também como negócio”.


 


O ministro Maggi destacou a beleza do animal e se surpreendeu com o poder de mercado da raça. “Recebi esse presente e fiquei muito feliz, não sou muito próximo aos cavalos mas esse é um animal muito bonito, meu neto está aqui e ele adorou. E essa é uma raça muito importante para o Brasil. O presidente da Associação me disse que 80% das vendas da Expointer no ano passado foram relacionadas ao cavalo Crioulo. Para você ver a força da raça, desse animal e do Freio de Ouro. Estou extremamente feliz por estar aqui, conversando com o presidente da associação e todos os envolvidos, e com esse cavalo muito bonito que agora vai morar em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso”.