Logo -
sombra

Estribo curto tem realização no Campeonato Gaúcho de Rédeas

06 DE ABRIL DE 2017 - ATUALIZADA EM 06 DE ABRIL DE 2017 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

No final de semana do dia 1º de abril Portão/RS foi sede do Campeonato Gaúcho de Rédeas da Associação Gaúcha do Cavalo de Rédeas (AGCR). Durante o evento foi promovida a categoria Estribo Curto, competição destinada a crianças. O Haras Virgínia recebeu a 6ª edição de realização da categoria.


 


Vinte e oito pequenos participantes de 0 a 8 anos estiveram presentes. O objetivo de criar a Estribo Curto é promover um espaço para crianças de diferentes faixas etárias a participarem de eventos nos quais elas tenham contato com cavalos. “É uma modalidade muito especial. Ela segura o público na arquibancada, atrai pais, mães, avós. Quando a prova foi criada nós procurávamos crianças para participarem. Depois das primeiras edições, as famílias nos procuram porque as crianças estão animadas e ansiosas para participar”, comenta Antonio Correa, ex coordenador da Subcomissão de Rédeas.


 


Entenda sobre a categoria


Estribo é alça presa à sela, com uma espécie de argola na ponta, onde o pé do cavaleiro se encaixa. Nas selas de criança o estribo é curto e então surge o nome da categoria.


A criança entra na pista acompanhada por um adulto ou por alguma pessoa que se responsabilize por ela. Se ela já tiver domínio do cavalo, a criança pode conduzir o animal sozinha, desde que o adulto esteja perto para orientar e auxiliar, se necessário. Depois de dar voltas na pista ela recebe uma nota simbólica avaliada pelos jurados. Todos os participantes recebem medalhas.