Medida judicial retirou da pauta da assembleia votação do Estatuto Eleitoral
02 DE MARçO DE 2017 - ATUALIZADA EM 02 DE MARçO DE 2017 | Redator: Redação ABCCC
O Conselho de Planejamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a pedido de sua Diretoria, discutiu e redigiu, com base na experiência da última eleição à presidência da Entidade, um novo Estatuto Eleitoral. O texto seria levado para discussão e votação na Assembleia Extraordinária realizada no dia 22 de fevereiro, a fim de gerar um regimento mais acessível e inclusivo para os próximos processos eleitorais. No entanto, uma medida judicial, negada em Pelotas mas admitida em Porto Alegre, na véspera da Assembleia, impediu a inclusão deste assunto na sua pauta.
As principais mudanças no Estatuto Eleitoral, que seriam colocadas em discussão e votação, eram as seguintes:
1) Que a eleição fosse realizada em Assembleia Extraordinária - e não mais Ordinária - o que não traria nenhum tipo de dificuldade ao associado, visto que trata-se apenas de uma adequação do Estatuto;
2) A inclusão da modalidade de votação pela internet, facilitando a participação do Associado;
3) Que todas as habilitações para votar, inclusive parcerias e procurações, fossem apresentadas à ABCCC com 30 dias de antecedência, a fim de possibilitar prazos de correção de documentos e evitar tumultos no dia da votação;
4) Que cada associado pudesse ter no máximo quatro votos em casos de participação em mais de quatro parcerias, pessoa jurídica ou condomínios.
A ABCCC lamenta a não votação destas modificações, cujo objetivo era justamente modernizar e democratizar as decisões tomadas pela Casa, buscando a opinião de todos os que dela fazem parte.
No entanto, é importante ressaltar que a assembleia tem o poder soberano nas decisões e que a sua manifestação foi respeitada. Nesse sentido, faz-se ainda mais relevante a presença efetiva de todos os associados, assim como ocorreu nesta ocasião, sendo essa uma das assembleias com maior quorum dentre as realizadas nos últimos anos.
Encontrou algum erro? Comunique.









