Logo -
sombra

NCCC de Santa Maria encerra a sua 2ª Copa de Crioulaço

22 DE DEZEMBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2016 | Redator: Redação ABCCC

Depois de cinco etapas, foi concluída a 2ª edição da Copa de Crioulaço promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A última seletiva, responsável por definir os campeões, ocorreu no dia 2 de dezembro no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência.


 


Desta vez, além da premiação aos três primeiros colocados, foi entregue prêmio para o vencedor do Laço Criador e para cabanha associada ao Núcleo que mais pontuou no decorrer das provas. No total, R$ 10 mil foram distribuídos.


 


Objetivo alcançado


Se a ideia era fomentar a modalidade na região e movimentar os animais com afixos de sócios do Núcleo de Santa Maria, a competição conseguiu chegar onde almejava. De acordo com o técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando Gravina, a porcentagem de exemplares da região competindo no evento aumentou de 30% para 80%. Além disso, ainda segundo Gravina – um dos idealizadores do projeto – nas duas edições, os ganhadores da Copa foram animais de afixos pertencentes a associados que se integraram ao NCCCSM exclusivamente para concorrer à premiação.


 


À frente do NCCCSM nas duas oportunidades, o presidente Fernando Horst também avalia o resultado positivamente. Segundo o gestor, a Copa trouxe um maior número de participantes e usuários do cavalo aos eventos, fazendo da região de Santa Maria uma das mais importantes no circuito de laço.


 


Confira o resultado final:


 


2ª Copa de Crioulaço


1º lugar


 Diego Baptista montando Naipe da Ressaca


2º lugar


 Felipe Quevedo montando Quilombo do Guassupi


3º lugar


 Felipe Quevedo montando Tarimba do Guassupi


 


Campeão Laço Criador


 Telmo Peixoto montando Hebilla Tarumã


 


Cabanha Mais Pontuada


 Cabanha Barra do Guassupi, de Francisco Crossetti Neto