Logo -
sombra

Jovens se colocam à prova em mais uma final na Expointer

03 DE SETEMBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 03 DE SETEMBRO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Eles podem nem ter completado 12 anos, ou sequer passado dos 25 mas, independentemente da divisão em que se enquadram, a postura de cada um ao entrar em pista - muitas vezes ouvindo as orientações dos pais colados à cerca – se assemelha muito a dos ginetes profissionais. Com dois dias exclusivos para sua decisão, o Freio Jovem começou a testar os próximos campeões neste sábado (3) e deve apontar no domingo (4), quem sobe ao pódio da temporada 2016.


 


A disputa este ano começou com 53 finalistas, entre os quais os seis melhores de cada categoria garantiram a chance de continuar no páreo e voltar à arena Crioula no fechamento da programação da raça. Na avaliação dos candidatos aos títulos, dois trios de jurados dividem a responsabilidade de elencar as maiores promessas do ciclo. No comando das placas direcionadas às categorias Infantil e Juvenil estão Bruno Wagner da Silva, Daniel Rossato Costa e Eduardo Neto de Azevedo. Já no julgamento dos Aspirantes, o trio é formado por Carlos Marques Gonçalves Neto, Gustavo Silveira Rodrigues e Roither Bez Brazan.


 


À tarde a chuva se intensificou e se transformou em um desafio extra aos concorrentes na pista do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Mas nem isso foi capaz de afetar a garra dos competidores que de iniciantes não tinham nada.


 


Determinados e competitivos


Nas primeiras performances do dia, Sinthia Pinto Shuster, na categoria Infantil (menores de 12 anos) Feminina, assumiu a primeira a liderança nas andaduras. Entre os candidatos ao prêmio da Infantil Masculina, Alexandre Sandri Filho pegou a dianteira na etapa inicial no comando de Capanegra Oriente II.


 


Entre as meninas do Juvenil (12 a 16 anos incompletos), Emile dos Santos com OEA Palheiro corre pela defesa do título e já saiu na frente impondo uma forte concorrência às outras candidatas em sua divisão. Nathan de Vasconcellos Valadão também não perdeu tempo nas performances do Juvenil Masculino e concluiu o dia no topo da tabela com o melhor desempenho no lombo de Firmeza 1903.


 


Na Aspirante (16 a 30 anos incompletos), Priscila Machado e Almirante Sobradinho da Ponta Alegre, na Feminina, e Vinícius Henrique Alles com Boneca do Rumppenthal, lideram um grupo bastante forte e que certamente promete um desafio altamente competitivo no desfecho das provas finais.


 


No caminho certo


De acordo com Daniel Rossato, jurado nas categorias Infantil e Juvenil, o mau tempo não impediu que grandes performances fossem vistas, pois a crescente apresentada comprova que eles estão chegando mais preparados a Esteio. “A cada ano eles estão se superando, por isso temos um nível muito bom. É um prazer julgar essa criançada porque o jovem de hoje é o criador, o ginete de amanhã. Assim estamos garantindo o futuro da raça”, aponta.


 


Confira aqui as parciais da 1ª fase.


 


Descobrindo potenciais


Segundo a avaliação de Roither Bez Brazan, um dos jurados da divisão Aspirante, ambos os sexos têm se destacado bastante a cada temporada e em 2016 não é diferente. “Sempre se confirmam novos talentos com capacidade para seguir carreira futuramente no Freio de Ouro”, enfatiza Brazan ao reforçar os bons resultados obtidos pelos competidores que buscam o apoio de assessorias para evoluírem em suas performances.


 


Expectativa termina neste domingo


A decisão da última final do cavalo multifuncional na Expointer, inicia às 9h com a fase conclusiva do Freio Jovem, direto na pista de Mangueira. A seguir, a prova Bayard-Sarmento irá conferir as notas da consagração dos campeões 2016.