Logo -
sombra

Classificatória de Paleteada reúne mais de 130 duplas em São Gabriel

24 DE ABRIL DE 2016 - ATUALIZADA EM 24 DE ABRIL DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Em um fim de semana dedicado à mais tradicional prova de campo da raça Crioula, competidores profissionais e amadores mostraram que a Paleteada tem, além do poder de reunir uma centena de adeptos, condições de estabelecer um novo nicho de mercado. Na Classificatória da Força A e Final Nacional da Força B, realizadas em São Gabriel/RS entre os dias 23 e 24 de abril, mais de 130 duplas concorreram às vagas na final, no evento cuja programação ainda contou com um remate que comercializou animais selecionados para a modalidade, já credenciados à competir na etapa.


Realizado na pista do parque Assis Brasil, no município da região da campanha do Rio Grande do Sul, o evento contou com a presença de bom público, apesar da instabilidade do tempo. Os dias nublados e a chuva forte no domingo, no entanto, contrastaram com o alto astral das corridas, o clima de amizade e parceria entre as duplas e a qualidade dos conjuntos, que tiveram a disposição um lote de gado em ótimas condições. Todos esses elementos, juntos, proporcionaram uma disputa acirrada e um verdadeira aula de domínio e condução de novilhos.


Sob a pista enlameada passaram 114 duplas inscritas na Força A e mais 20 na Força B, avaliadas pelos jurados Ciro Manoel de Freitas e Thiago Schilling de Ávila. O resultado premiou o desempenho da dupla Aluizio Perez e Carlos Loureiro de Souza, que alcançou o primeiro lugar na Força A montando respectivamente Alma Pampa Chimarrão e Viragro Arauco. Na Força B, a vitória foi de Pedro Hamm montando Capella Orvalho e Luiz Eduardo Perez com RPS Hercules 30. Para acessar a planilha com a lista completa de classificados, clique aqui.


Na avaliação de Thiago de Ávila, o sucesso do evento foi o resultado de um trabalho que está sendo feito de forma correta. “Tivemos um nível altíssimo, com uma prova muito disputada. O grande número de concorrentes é uma prova de que a modalidade está crescendo e que a ABCCC está fazendo um trabalho correto”, comentou.


Para Ciro de Freitas, a prova foi importante por mostrar que a modalidade concentra uma relação significativa de adeptos. “O evento mostrou que muitos ginetes estão se profissionalizando na Paleteada e que há um mercado crescendo em torno dela. Não foi à toa que animais vendidos no remate se classificaram e inclusive o Selo de Raça foi vendido”, afirmou.


Também foram destaques na ocasião, os animais Apache de Pai Passo e Apolo da Tradição, que foram certificados com o Selo de Raça nas Forças A e B, concedidos pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jayme Bicca de Freitas. O evento contou ainda com o apoio do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos (NGCCC).


 


Remate Paleteadores


Na noite de sexta-feira, dia 22, o recinto de leilões do parque Assis Brasil foi palco da primeira edição do remate Paleteadores. Promovido pela cabanha Pai Passo e convidados, o evento comercializou animais prontos para a Paleteada, já credenciados para a classificatória no dia seguinte. Com liquidez total de seus 22 lotes, o remate teve faturamento total de R$ 210 mil e média de R$ 9,5 mil. O leilão teve o serviço da Tellechea e Bastos Leilões e com Pedro Bastos no martelo.


Para Bastos, o resultado foi muito satisfatório não somente pelos números mas pela proposta. “Ficamos muito contentes porque o pessoal deu sequência à ideia e já saiu paleteando no outro dia. E o pessoal que comprou também ficou satisfeito pois já puderam comprovar a qualidade dos animais em pista”.


 


Resultado


 


Força A


1º Lugar


Aluizio Perez montando Alma Pampa Chimarrão e Carlos Loureiro de Souza com Viragro Arauco


69,25 Pontos


 


2º Lugar


Mário dos Santos Suñe montando Zorro do Aceguá e Carlos Loureiro de Souza montando Campana Tapera


69 Pontos


 


3º Lugar


Aluizio Perez montando RPS Hércules 30 e Luiz Eduardo Perez montando Capella Orvalho


66,5 Pontos


 


Força B


1º Lugar


Pedro Hamm montando Capella Orvalho e Luiz Eduardo Perez montando RPS Hercules 30


55 Pontos


 


2º Lugar


Vagner Shuma montando Apolo da Tradição e Januário Amaral montando Ferro Branco da Ressaca


52,25 Pontos


 


3º Lugar


Cesar Marques montando Santa Brígida Autor e Adolfo San Martin montando Maleva do Recanto Crioulo


46 Pontos