Logo -
sombra

Cavalo Crioulo garante vaga entre os finalistas no Circuito Ferradura 2016

19 DE ABRIL DE 2016 - ATUALIZADA EM 19 DE ABRIL DE 2016 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

A terceira etapa do Circuito Ferradura 2016, que engloba a modalidade Vaquejada, aconteceu no Porcino Parck Center, em Mossoró/RN. Entre os dias 7 e 10 de Abril, vaqueiros disputaram pelas 15 vagas restantes para preencher o grupo dos finalistas. Entre eles uma dupla de vaqueiros competindo com animais da raça Crioula, que garantiram uma vaga entre os 15 finalistas da etapa na modalidade Aspirante.


 


Entre as 459 duplas que disputaram na categoria, estavam João Lucas Ricardo Santos como vaqueiro puxador, montando Trovador de São Pedro e Francisco Igor Noberto da Silva como esteira, montando Suprema Ala Noche, que garantiram a vaga na final. Os dois conjuntos levam a raça Crioula a outro patamar, mostrando suas habilidades e seu potencial de adaptação a qualquer prova funcional.


 


O circuito terá um total de 10 etapas com previsão de término em dezembro. No ano passado a dupla conduzindo Crioulos ficou em primeiro lugar.


 


O que é a Vaquejada


 


Um boi solto em uma pista de areia pesada e dois vaqueiros montados à cavalo com uma missão: derrubar o boi. A Vaquejada é uma modalidade esportiva tradicional do nordeste brasileiro. Em duplas, os peões entram na pista, cada qual com sua função. O Batedor de Esteira deve guiar o boi para perto da área de queda, pegar o rabo do animal e passar para o parceiro. O Puxador fica encarregado de puxar o rabo do boi para que ele caia dentro da faixa de queda.