Logo -
sombra

Livro terá como tema a paixão pelo cavalo Crioulo

22 DE JANEIRO DE 2016 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Inspiração na música, na televisão e no cinema, o cavalo Crioulo será objeto de criação também na literatura. Esse ano, a paixão do povo gaúcho pela raça ganhará as páginas de um livro especial, lançado pelo escritor Alcy Cheuiche em parceria com o fotógrafo Leonid Streliaev. O livro Cavalo Crioulo, a maior paixão do gaúcho conta com o apoio da lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e tem lançamento previsto para a Expointer desse ano.


Natural de Pelotas e criado em Alegrete, no Rio Grande do Sul, Cheuiche conta que desde jovem o contato com o campo e o meio rural fazem parte do seu ambiente familiar. Formado em medicina veterinária, dedicou-se em paralelo à literatura onde construiu longa carreira que inclui 25 publicações, além de diversos prêmios.


Apesar de toda essa ligação, esta será a primeira vez que o cavalo Crioulo se tornará tema de sua produção. “Estamos montando um roteiro para entrevistas  com descendentes de pioneiros na seleção da raça para contar como tudo começou”, diz.


Segundo o autor, o livro – que não será comercializado, somente doado - será escrito de maneira que qualquer um possa entender, não apenas especialistas na raça. “Será um texto ágil, e de fácil entendimento. Não é um livro com objetivo comercial, queremos apenas valorizar a raça”, afirma.


Estão apoiando no levantamento de dados para a construção do conteúdo o amigo e criador Alfredo Tavares além do técnico da ABCCC, Heitor Cheuiche Coelho.