Logo -
sombra

Cavalos Crioulos conquistam troféus com a Vaquejada no Ceará

22 DE JUNHO DE 2015 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

No último fim de semana, entre os dias 20 e 21 de junho, dois Circuitos movimentaram os competidores equestres no nordeste brasileiro. Pai e filho, juntamente com cavalos da Raça Crioula, participaram de dois Circuitos de Vaquejada e terminaram entre os primeiros colocados.


 


No Circuito Ferradura/ACEVAQ, organizado pelo Clube do Vaqueiro, em Fortaleza/CE, nos dias 20 e 21 de junho, Raimundo Anastácio Santos Filho – o Nenê – e o seu filho, João Lucas Souza dos Santos, terminaram em 1º lugar na categoria Amador – válida pela 4ª etapa do circuito. João Lucas, com o cavalo Trovador de São Pedro, foi o Puxador. Nenê foi o Batedor de Esteira e montou o cavalo Suprema Ala Noche.


 


Já em Redenção/CE, na 2ª etapa do Circuito do Maciço, no dia 20 de junho, Nenê terminou em 2º lugar, que conduziu como Puxador o cavalo Suprema Aca Estoy, enquanto que para a Esteira foi utilizado o macho Suprema Ala Noche. Os animais são propriedade de Leôncio Barreto Sobrinho, do Rancho Ypsolon OU em Fortaleza/CE, que investe há quase uma década na raça.


 


A Vaquejada


Típica do nordeste brasileiro, a Vaquejada é praticada com dois vaqueiros a cavalo que têm o objetivo de alinhar o boi entre os cavalos, conduzindo-o até o objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o boi deverá ser derrubado.