Logo -
sombra

Etapas de velocidade livre acirram o final da Marcha de Integração da ABCCC

28 DE MAIO DE 2015 | Redator: Rochele Ücker/ABCCC

A quinta-feira (28/5) foi marcada pelo início de uma nova etapa na Marcha de Integração da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC): o percurso com velocidade livre. É nesse momento que a disputa começa a tomar forma e as primeiras expectativas começam a surgir. Nessa fase o desenvolvimento do animal depende do ginete, ele decide a velocidade em que irá correr, apenas respeitando tempo mínimo e máximo.


 


De acordo com o comissário da prova, João Pedro Jacques, o percurso de hoje foi cumprido rapidamente. Dos 32 animais que integram o plantel, 20 completaram o trajeto em menos de duas horas. O que é difícil de acontecer e comprova a qualidade da prova.


 


Além dos animais, nessa fase a equipe médica também intensifica seu trabalho. Divididos em grupos, os médicos veterinários acompanham e prestam atendimento aos animais na estrada. Ao ser perguntando sobre as condições dos cavalos, o médico veterinário Rodrigo Michelon afirma que, depois do calor nos primeiros dias, o clima frio vem ajudando os marcheiros. E ainda, ressaltou o alto nível dos animais que seguem.


 


Sobre a prova


No dia 16 de abril 48 cavalos Crioulos chegavam em Jaguarão/RS para se preparar para o maior teste de resistência da raça. Foram 30 dias de Concentração, a pasto e água, no Sindicato Rural do município. Até que, em 16 de maio, foi dada a largada para a 14ª Marcha de Integração da ABCCC e 23ª Marcha de Resistência de Jaguarão.


Hoje foram concluídos 13 dias de prova e 650 km de trajetória. Dos 47 animais que formaram o plantel no primeiro dia de disputa, 32 resistiram às adversidades e seguem o percurso, rumo aos 750 km. Faltam apenas dois dias para o desfecho da competição. A chegada da marcha ocorre no sábado, dia 30 de maio, quando o vencedor será premiado com um carro zero quilômetro.


 


Clique aqui para acessar a tabela com as parciais de tempo atualizadas e acesse aqui o catálogo da prova.


 


Marcha é incluída na programação de rádio jaguarense


Na quarta-feira (27) parte da transmissão da rádio jaguarense Cultura AM (1110 KHz) passou a ser realizada direto da Marcha. A equipe da emissora, que faz parte da Rede Meridional de Comunicação, vem acompanhando os marcheiros de forma integral durante os percursos, transmitindo direto parque do Sindicato Rural do município.


O acompanhamento radiofônico segue diariamente até o dia 30 de maio. Acesse a rádio pela internet em www.redemeridional.com.