Logo -
sombra

Competidores ultrapassam a metade do percurso da Marcha de Integração da ABCCC

23 DE MAIO DE 2015 - ATUALIZADA EM 26 DE MAIO DE 2015 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Parte do desafio já foi deixada para trás quando a trajetória chega ao seu oitavo dia. Neste sábado (23/5) os competidores da 14ª Marcha de Integração da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) – e 23ª Marcha de Resistência de Jaguarão - chegaram à marca de 400 quilômetros percorridos, mais da metade do percurso total da prova, que é de 750 quilômetros.


 


Aguardada com expectativa, a chuva também chegou hoje ao município de Jaguarão/RS, amenizando o desgaste natural causado pelo clima atípico de muito calor. O alto nível de exigência da disputa, somado às adversidades naturais, fez com que o plantel sofresse baixas no decorrer do percurso. Até esta etapa, nove desistências foram registradas: Affonso Noviça, Tempo Feio do Pastoreio, Fisga da Estância Velha, Camb Lisa 256, Saguá Jaguatirica, Carta na Manga 656 Maufer, Mandala de São João, Primavera da Estancinha e Camb Gambira 272 deixaram a disputa. Com as saídas, o grupo se mantém com 38 animais - dos 47 que iniciaram a prova.


 


Acesse aqui o catálogo completo da disputa.


 


A Comissão Veterinária responsável por avaliar a condição dos animais após cada cumprimento de percurso é formada por Carlos Pereira Casas, Leandro Freitas, Rodrigo Michelon e Fabiane Michelon. Já o criador João Pedro de Albuquerque Jacques é o comissário da disputa.


 


Os percursos seguem - com largadas diárias do Sindicato Rural do município - até o dia 30 de maio, final da disputa. Continue acompanhando a nossa cobertura do maior teste de resistência da raça também nas redes sociais.


 


Integração paralela à disputa


 


Não é só a disputa que deve reunir competidores, comissão e público nas dependências do Sindicato Rural. Nesse sábado, às 18h, os interessados puderam conferir uma palestra com o veterinário e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carlos Nogueira, que apresentou aos presentes estudos acadêmicos relacionados a modalidade.


 


No domingo (24), será realizada a prova Redomão de 21 dias e, no final da tarde, a partir das 16h, ocorre uma Mateada. Já no dia 29 (sexta-feira), o chá para senhoras do Núcleo é a atração que promete reunir o público feminino. As atividades culturais paralelas a disputa são gratuitas e abertas ao público.


 


Além disso, o evento também contará com a presença do ABCCC na Estrada, serviço de informação e atendimento móvel da entidade, nos dias 24 (domingo) e 30 (sábado).