Logo -
sombra

Marcheiros chegam às etapas semi-reguladas em Jaguarão/RS

20 DE MAIO DE 2015 - ATUALIZADA EM 21 DE MAIO DE 2015 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Com os 40 quilômetros cumpridos na manhã desta quarta-feira (20/5), os 47 conjuntos chegaram ao quinto dia de disputa na 14ª Marcha de Integração da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e 23ª Marcha de Resistência de Jaguarão. Com o percurso de hoje, foram completados 230 dos 750 quilômetros que formam a seletiva.


 


A data marca também o início das etapas semi-reguladas, fase na qual todos os animais largam juntos e têm um tempo mínimo e máximo para completar o percurso. Com isso, cresce também a exigência de desempenho dos animais, intensificando a disputa. Neste primeiro dia, todos os marcheiros concluíram a etapa dentro do tempo estipulado e, por isso, seguem na prova.


 


Acesse aqui o catálogo da prova. 


 


Estrutura para superar os desafios naturais


 


O calor tem sido um personagem que acompanha o desenvolvimento da prova. “Há previsão de aumento da temperatura, fato preocupante em virtude da forte estiagem que somou mais de oitenta dias sem chuva na região”, conta o coordenador da Comissão de Resistência da ABCCC, Alexandre Valente Selistre. Apesar do cenário aumentar o desafio, a organização já toma as precauções necessárias para amenizar o natural impacto do clima na manada - tanto na questão alimentar quanto na disponilização de água para consumo e banho dos cavalos.


 


As instalações do parque do Sindicato Rural de Jaguarão/RS, de onde são dadas as largadas diariamente, serve também como abrigo dos participantes nestes quinze dias de prova. O local fornece toda a estrutura necessária para acolher os marcheiros e seus animais até o dia da chegada da marcha, marcado para o dia 30 de maio.


 


A Comissão Veterinária responsável por avaliar a condição dos animais após cada cumprimento de percurso é formada por Carlos Pereira Casas, Leandro Freitas, Rodrigo Michelon e Fabiane Michelon. Já o criador João Pedro de Albuquerque Jacques é o comissário da disputa.


 


Continue acompanhando a nossa cobertura diária do maior teste de resistência da raça também nas redes sociais. Saiba mais sobre a modalidade acessando o regulamento da Marcha de Resistência