Logo -
sombra

Final em Uruguaiana decide os vencedores do Campeonato Nacional de Paleteada na Força B

03 DE MAIO DE 2015 - ATUALIZADA EM 04 DE MAIO DE 2015 | Redator: Douglas Saraiva/ABCCC

Numa disputa de grande qualidade com corridas em alto nível, a Final do Campeonato Nacional de Paleteada na Força B realizada em Uruguaiana/RS no dia 3 de maio, consolidou a categoria como importante porta de entrada de competidores da principal divisão da modalidade. A prova, realizada no Parque Agrícola e Pastoril do município, premiou as duas duplas melhores colocadas com as vagas na Final da Força A, que acontece em agosto na Expointer em Esteio/RS.


Julgada por Daniel de Souza Mello e Torquato Tasso Petrarca, a disputa foi realizada em programação que ainda incluiu a última classificatória da Força A, no ciclo. A prova teve a participação de 19 duplas que correram seis voltas até a definição dos seus vencedores. Além dos melhores colocados, também foi premiado pelo técnico da ABCCC que supervisionou o evento, Henrique Gonzalez, o cavalo BT Posteiro II, com a distinção do Selo de Raça.


O jurado Daniel Mello destacou alguns pontos importantes da Força B. “Ela oferece a oportunidade tanto ao competidor novo quanto àquele que tem pouco tempo para treinar e ainda aquece o mercado do cavalo de Paleteada pois renova o interesse no esporte”, diz. Mário dos Santos Suñe, coordenador da Subcomissão de Paleteada da ABCCC, acrescentou ainda que a prova é mais uma oportunidade para chegar à Final da Expointer. “Fiquei impressionado com a qualidade das corridas. As duplas que venceram haviam parado de correr e voltaram à paletear pela B”.


Também chamou a atenção a qualidade do gado cedido gentilmente por Fenando Faria Corrêa, da Estância Aurora, tanto para a classificatória da Força A quanto para a Final da Força B, e ainda a estrutura de brete e mangueiras assim como a pista que suportou a forte chuva que caiu durante o final de semana, mantendo-se em condições para a realização das provas.


Das dez duplas que correram a etapa final, ficaram com a vaga na decisão de Esteio as duplas formadas por Vagner Schuma montando Rosário Boca Atada e Vicente Saldanha montando Apolo da Tradição e também Cláudio Bastos montando Ataliba da Tradição e Cristiano Rodrigues montando Orgulhosa 464 de Nazareth. Saiba abaixo quem ficou nas posições seguintes.


 


Resultado


 


1º Lugar


Vagner Schuma montando Rosário Boca Atada e Vicente Saldanha montando Apolo da Tradição


 


2º Lugar


Cláudio Bastos montando Ataliba da Tradição e Cristiano Rodrigues montando Orgulhosa 464 de Nazareth


 


3º Lugar


Homero Filho montando TST Novelo e Rodrigo Rivero montando Oxoxo Ico


 


4º Lugar


Januário Amaral montando Conquista do Capão Seco e Thiago Percisi montando Capanegra No Me Canses


 


5º Lugar


Volmir Martins montando Artista do Jundiá e Tiago Bagé montando AS Malke Viola


 


6º Lugar


Anderson Mendes montando CAMB Chula 242 e Márcio Gularte montando Áureo da Tradição


 


7º Lugar


Carolina Zagonel montando Garoupa 1247 Maufer e Fernando Fischer montando Compadre Capeta 678 Maufer


 


8º Lugar


Pedro Móglia montando Facada de Santa Margarida e Pierre Almeida montando Quaraí Chico de Pai Passo


 


9º Lugar


Mariana Ferreira de Silveira montando Calandra dos Cerros Verdes e Denise Maciel montando Último do Xiniquá


 


10º Lugar


Adolfo San Martin montando BT Posteiro II e Kety Kayser montando Ala Maula Del Charco