Logo -
sombra

Mostra morfológica de Itaqui/RS define os melhores exemplares

19 DE ABRIL DE 2015 - ATUALIZADA EM 20 DE ABRIL DE 2015 | Redator: Alexandre Quevedo/ABCCC

Os crioulistas do sudoeste gaúcho puderam acompanhar mais uma prova da raça. O município de Itaqui -  que tem como uma das marcas econômicas a pecuária, assim como toda região do Alto Uruguai – foi palco de uma exposição morfológica, organizada pelo Núcleo Itaquiense de Criadores de Cavalos Crioulos.


 


A Expo Outono de Itaqui começou na sexta-feira (17/4) com uma Concentração de Machos e encerrou no sábado (18), com a definição dos melhores exemplares da Morfologia. O evento contou com 40 animais com destaque para Grande Campeã, Têmpera do Purunã, de Uruguaiana/RS e para a prata casa, Ita Um Balaço, da Estância Alto Uruguai, de Itaqui.


 


A prova foi supervisionada por Henrique Gonzalez, técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e julgada criador Jean Carlo Santos Mendes.


 


Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


 


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça


Têmpera do Purunã, filha de Ok Mandrake e Novena do Purunã; expositor e proprietário Maurício Bastos Molina, Cabanha Passo Novo, Uruguaiana/RS, criador Mariano Lemanski, Estância São Rafael, Balsa Nova/PR.


 


Reservada Grande Campeã


Floreio Paquerada, filha de Índio da Escondida e Floreio Baronesa; criador e expositor Luiz Alberto Martins Bastos, Estancia Nazareth, Uruguaiana/RS.


 


3ª Melhor Fêmea


Ruiva Maligno filha de Índio do Boeiro e Taipa de Pai Passo; criador e expositor Japeju Agricultura e Pecuária, Cabanha de La Cepa, Uruguaiana/RS.


 


4ª Melhor Fêmea


Santa Zilda Sedutora, filha de AS Malke Sedutor-TE e BT Camélia; criador e expositor Anderson Rodrigues dos Santos e Filhos, Cabanha Santa Zilda, Maçambará/RS.


 


MACHOS


Grande Campeão


Ita Um Balaço, filho de Ita Líder e Dinda do Inhanduvá; expositor e proprietário Luiz Inácio Luderitz Neto, Estância Alto Uruguai, Itaqui/RS, criador João José Luderitz, Estância Alto Uruguai, Itaqui/RS.


 


Reservado Grande Campeão


FS Vespertino, filho de Gato da Vila Velha e FS Querubina; proprietário Israel Amorim, Cabanha Venâncio Amorim, São João Batista/SC, criador Luiz Cláudio Mendonça de Barros e Irmãos, Cabanha da Boa Sorte, Taquara/RS.


 


3º Melhor Macho


Quadro Negro de Paineiras, filho de BT Haragano e Labareda de Paineiras; expositor Anderson Rodrigues dos Santos, proprietário Fernando Fabrício de Faria Corrêa, Estância Aurora, Uruguaiana/RS, criador Flávio Tellechea Cairoli, Cabanha Paineiras, Uruguaiana/RS.


 


4º Melhor Macho


Relâmpago do Boeiro Branco, filho de Comandante da Velho Pedro e Harpa do Boeiro Branco; criador e expositor Bráulio Dinarte da Silva Pinto, Cabanha Boeiro Branco, Itaqui/RS.