Primeiros finalistas da Paleteada 2015 serão conhecidos neste domingo
18 DE ABRIL DE 2015 - ATUALIZADA EM 18 DE ABRIL DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC
Aproximadamente 400 voltas e muita determinação para se garantir no seleto grupo que irá lutar pelo título do Campeonato Nacional de Paleteadas 2015. Este foi o cenário visto no Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira neste sábado, 18 de abril. Com 67 duplas no páreo, a primeira das duas classificatórias que decidirão quem vai para a grande decisão durante a Expointer se destacou também pela qualidade dos competidores. Por isso a cidade gaúcha de Rio Grande promete agitar o circuito crioulista neste final de semana quando os primeiros 25 finalistas da modalidade poderão ser conhecidos neste domingo.
No primeiro dia de corridas de vacas os concorrentes mostraram destreza na condução do gado. Quem presenciou a fase inicial viu um verdadeiro show de paleteadores marcados principalmente por conjuntos experientes e nomes já conhecidos no meio. E foi no final da tarde do sábado que as placas comandadas por Eduardo Neto de Azevedo e Leandro Amaral definiram os 34 concorrentes que permanecem na disputa e voltam à pista para a segunda fase da classificatória.
A expectativa é se a dupla Aluísio Peres montando Laçador Coringa e Carlos Loureiro de Souza no lombo de Manta Pampa Tupambaé - que com a nota 58,5 mantém a média parcial mais alta até agora – vai continuar na ponta ou será outro conjunto que ocupará o lugar mais alto do pódio.
De qualquer maneira, o nível dos competidores apresentados não chama a atenção apenas por seu grande volume, mas principalmente por suas habilidades. Na avaliação de Eduardo Neto de Azevedo, isso torna o trabalho dos jurados ainda mais minucioso, pois ao encontrar um grupo de alto nível é preciso ter atenção aos menores detalhes para escolher realmente as melhores performances. “Vimos nesta primeira fase um número excelente de participantes e um nível muito bom como sempre. Mas com isso precisamos cada vez mais apelar a mais critérios para tirar os vencedores”, observa.
O julgamento continua neste domingo, a partir das 8h30min com as voltas da segunda etapa, protagonizada pelo aumento da dificuldade imposta pelas corridas com retomada. A supervisão técnica do evento segue a cargo do profissional credenciado à ABCCC Frederico Araújo.
Encontrou algum erro? Comunique.