Logo -
sombra

Final Nacional do Crioulaço premia suas primeiras categorias

11 DE ABRIL DE 2015 - ATUALIZADA EM 22 DE ABRIL DE 2015 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

A modalidade que mais agrega diferentes perfis de competidores já tem seus primeiros campeões. Na manhã deste sábado, 11 de abril, em pouco menos de uma hora de disputa, foram definidos os vencedores das categorias Veterano, Guri e Feminino na Final Nacional do Crioulaço. A disputa ocorre na P1 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. 


 


A experiência de aproximadamente 40 anos competindo nas pistas da modalidade garantiu ao laçador Antônio de Almeida uma exibição impecável na decisão, com direito a nenhuma armada branca. Disputando pela primeira vez uma decisão do Crioulaço, o competidor atribui sua longa trajetória à paixão pela prática da modalidade. “Participo porque é um esporte saudável e agradável”, destaca.


 


Entre os mais jovens, o fator família ficou evidente, mostrando que o ambiente tem peso na decisão de seguir carreira laçando o gado. Tanto Ariane Soares, vencedora na categoria Feminino, quando Leonardo Matte, primeiro colocado na Guri, contam que a entrada nas pistas de Crioulaço veio através do incentivo e apoio dos pais e demais familiares. Com um estímulo tão próximo, o gosto pela prática começa cedo. “Com boi eu comecei faz uns dois anos, mas desde os dois anos de idade eu já laçava”, conta o ginete de apenas 10 anos de idade.


 


Mais definições aguardam o público no decorrer da tarde. Já foi dado início a disputa entre as duplas e criadores, ambos competindo divididos em Força A e B, e o resultado deve ser conhecido ainda hoje. A seleção está sendo feita com o auxílio dos jurados Luciano Santos Camargo, Luan Silva, Evandro Schonardie e Jarbas Bertolucci. A narração é de Lúcio Evandro da Silva e Mateus Maurer. Já a supervisão técnica da prova está a cargo de Felipe Caccia Maciel, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Confira o resultado:


 


Veterano


1º lugar


Antônio de Almeida montando Serenata das Três Cambonas


2º lugar


Renato Martins montando Acordeona Mattos


 


Guri


1º lugar


Leonardo Matte montando SE Açucena


2º lugar


Vitor Costa montando Gabiru do Rio Pizon


 


Feminino


1º lugar


Ariane Soares montando Epyeta da Ybyna


2º lugar


Michele Brum Borges montando Helada do Guató