Logo -
sombra

Superação e perseverança: vem aí a Marcha de Resistência da ABCCC

24 DE MARçO DE 2015 - ATUALIZADA EM 24 DE MARçO DE 2015 | Redator: Maysa Maciel/ABCCC

No dia 16 de maio será dada a largada para a prova de resistência equina mais exigente do mundo: a Marcha de Resistência do cavalo Crioulo. Neste ano, a 14ª Marcha de Integração e a 23ª Marcha de Resistência de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, ocorrem concomitantemente neste município e prometem novidades durante os 45 dias de programação.


 


Além da disputa entre os cavalos mais resistentes da raça, o evento também será momento de confraternização e reunião de crioulistas e comunidade. O objetivo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) neste ano é a possibilidade de unir os interessados na raça para vivenciar atividades durante a prova, sem perder a essência construída pela modalidade durante os últimos anos.


 


O primeiro dia de evento terá início na Concentração Prévia para a marcha, que será iniciada com almoço de confraternização, na quinta-feira, 16 de abril. Neste ano, a admissão, a revisão e a checagem dos animais serão feitas nos mesmos moldes do Freio de Ouro e Morfologia, os outros dois pilares de seleção da raça.  A largada acontecerá 30 dias depois, no sábado, 16 de maio.


 


No dia 23 de maio (sábado), serão realizadas uma Revisão Coletiva e palestra sobre de estudos referente à marcha. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas com até 72 horas de antecedência diretamente com Núcleo de Criadores de Jaguarão. Já no domingo (24/5), o Núcleo realizará sua prova de Redomão de 21 Dias e, para encerrar o final de semana, será realizada uma Mateada a partir das 16h.


 


A emoção da prova culmina com as etapas livres, que ocorrerão nos dias 28 a 30 de maio (sábado). O evento será encerrado com um grande churrasco de confraternização e entrega de prêmios.


 


Frete e serviços


 


Neste ano, a ABCCC subsidiará o frete de ida para o evento. As rotas serão feitas e divulgadas nos veículos oficiais da Associação após o encerramento das inscrições. O retorno é por conta dos criadores e proprietários dos animais. A alimentação diária dos participantes também será de responsabilidade dos mesmos, diferentemente do realizado no ano passado. O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão disponibilizará restaurante no local do evento.


 


Além disso, conforme solicitado na reunião de avaliação das modalidades de resistência, realizada no mês de fevereiro na sede da entidade, todos os ginetes e expositores devem assinar um Termo de Responsabilidade para participar do evento. O documento será disponibilizado no momento da admissão.


 


A Guia de Transporte Animal(GTA) deve ser retirada pelos participantes com os dados registrados na Inspetoria Veterinária de Jaguarão: Concentração da Marcha da Integração - Estancia São Gabriel - Gilberto Gonçalves.


 


Convite às senhoras da região


 


Também integrando a programação, na sexta-feira (29/5) será realizado um Chá com exposição de peças artesanais para as mulheres da região. O evento será realizado na sede do Núcleo de Criadores e é aberto para todo o público feminino da região.


 


Inscrições


 


As inscrições serão feitas online pelo site da ABCCC, www.cavalocrioulo.org.br/eventos/inscricoes. O valor da prova será de R$ 300,00 para não-sócios. Sócios em dia têm 50% de desconto no pagamento da inscrição. A confirmação da inscrição é feita apenas mediante pagamento e as inscrições vão até o dia 6 de abril.


 


A espera de mais Tríplice Coroados


 


Desde 2013 os exemplares que conseguem estar entre os finalistas do Freio de Ouro, da Morfologia na Expointer e completado a Marcha de Resistência da ABCCC são agraciados com a Tríplice Coroa, premiação que consagra os exemplares com aptidão comprovada nas três seletivas da raça. Como já era de se esperar, neste ano o reconhecimento permanece fortemente incentivado pela Associação que também irá premiar com um carro zerinho o Tríplice Coroado. No caso de mais de um exemplar garantir a distinção, o automóvel será entregue ao melhor pontuado no Registro de Mérito.


  


Veja a programação: 


O frete vai ser realizado da seguinte maneira:


 


14 de abril (terça-feira)


Rotas de frete passarão pelos sindicatos rurais das cidades


 


15 de abril (quarta-feira)


Ferreiro Delgado vai preparar os cascos dos animais


 


16 de abril (quinta-feira)


12h – Churrasco de confraternização


13h30min – Inicio da admissão para Concentração


18h –Término da admissão para Concentração


                       


16 de maio (sábado)


Largada da Marcha


 


23 de maio (sábado)


14h - Revisão Coletiva


18h - Palestra e apresentação de estudos referente à marcha


 


24 de maio (domingo)


14h - Prova de Redomão de 21 Dias - NCCC de Jaguarão


16h - Mateada Sindicato Rural


 


29 de maio (sexta-feira)


16h - Chá para Senhoras Núcleo


 


30 de maio (sábado)


Final Marcha


12h - Entrega de prêmios e churrasco de confraternização