Logo -
sombra

Na final do Freio Jovem 46 competidores disputam a decisão

05 DE SETEMBRO DE 2014 - ATUALIZADA EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

No segundo dia do Freio Jovem, os 76 competidores disputaram as provas de mangueira e de campo. Entretanto nesta sexta-feira, foram definidos os conjuntos que voltam à grande decisão neste sábado (6) pela manhã na pista de provas do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Nas categorias Infantil e Juvenil continua tudo igual, já nas demais o número de finalistas reduz para 46 concorrentes. Na divisão Juvenil Feminino, oito competidores continuam no páreo enquanto 12 seguem na busca pelo no Juvenil Masculino. Na Aspirante, ambos os sexos contam cada um com oito finalistas.


Chegam no último dia de provas na frente na categoria Infantil Feminina, Emile dos Santos Gomes, com OEA Palheiro, que permaneceram na liderança. Na Infantil Masculina Carlos Augusto Falcão Filho, montando THM Doçura, assumiu a frente. Já na Juvenil Feminina a dianteira é de Amanda de Moura Quadros, com RZ Trigueña da Carapuça. E Nathan de Vasconcelos Valadão é o primeiro até o momento com General da Villa da Rainha.


Para o jurado Frederico Vieira Araújo, o nível dos competidores está cada vez maior ano a ano. Especialmente nos juvenis, os conjuntos estão cada vez mais preparados. "É uma qualidade muito boa, eles estão buscando qualificação e treinamento. Provavelmente muitos terão grandes chances de ser dos melhores ginetes no futuro", analisa.


Na Aspirante o jurado Guilherme Abascal diz que é possível perceber o interesse da gurizada em se inspirar nos profissionais do ramo para melhorar suas performances e preparar melhor os animais. Com isso, além de elevar progressivamente o nível das disputas, crescem as chances de identificação de novos talentos. “Estão surgindo novos ginetes. Temos boas provas e daqui podem sair bons treinadores”, enfatiza.