Final do Jurado Jovem amplia conhecimentos do Crioulo na Expointer
04 DE SETEMBRO DE 2014
Para fomentar o Crioulo é fundamental também incentivar que a veia crioulista esteja sempre pulsando com força. Fazer isso acontecer é um dos papéis assumidos pela Subcomissão Jovem que encontra no já tradicional Concurso Jurado Jovem um colaborador importante. Com este foco, 18 participantes aproveitaram a pista de aquecimento da arena Crioula em Esteio/RS nesta quinta-feira (4/9) para aprimorar os conhecimentos sobre a raça.
Para o pequeno Joaquim Móglia, idade não importa quando o assunto é aprender sobre o Crioulo. Com apenas sete anos, o menino que recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Infantil, demonstrou que o interesse despertado desde cedo pode render bons frutos futuramente. E não foi apenas o gosto pela atividade que o menino deixou claro, mas também o respeito pelo trabalho daqueles que ajudam a selecionar a raça. “Acho que me saí bem, mas foi difícil, pois tinha dois cavalos muito parecidos”, falou.
Conforme o vencedor na categoria Juvenil, Hiago Bitencurt, de 15 anos, o concurso é uma oportunidade única de ampliar o conhecimento sobre a raça. Para o jovem que pretende seguir carreira no universo Crioulo, ter a chance de entender como funciona a seleção da raça será imprescindível para o sucesso de sua futura carreira no ramo. “Me ajudou a ter outra visão do cavalo, não só pela beleza, mas já pensando também na funcionalidade”, justificou o participante que pretende ser ginete do Freio de Ouro.
Incentivo que também ensina
Sob a avaliação e as explicações do jurado Thiago Persici, os “jurados jovens” puderam participar da simulação de um julgamento morfológico. Primeiro, o avaliador oficial fez sua análise. Na sequência, cada concorrente organizou sua própria fila. A interação entre as explicações e justificativas de ambos os lados são o ponto alto da atividade que mais funciona como um curso do que como uma competição. “É uma iniciativa que vem ganhando cada vez mais espaço para fortalecer os jovens, pois o futuro da raça está com eles”, enfatizou Persici.
De acordo com a integrante da Subcomissão Jovem, Patrícia Borba, esta edição do evento foi muito satisfatório, principalmente, pelo apoio e dedicação recebidos das sete cabanhas que se propuseram espontaneamente em levar animais para formarem as filas.
Conheça os vencedores:
Infantil
1º Lugar
Joaquim Móglia
Juvenil
1º Lugar
Hiago Bitencurt
Aspirante
1º Lugar
Ahlvaro Faraco
Texto: Andressa Barbosa/ABCCC
Foto: Giovani Vieira
Encontrou algum erro? Comunique.