Logo -
sombra

Abertura do Freio de Ouro promoverá integração cultural

27 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Eliana Corrêa da Silva/ABCCC

O dia da decisão do Freio de Ouro, 31 de agosto (domingo), terá uma programação recheada de novidades. Além dos tradicionais desfiles, o público do Parque Assis Brasil poderá acompanhar a interpretação dos hinos na voz de Shana Müller e a apresentação de um show performático multicultural – de um grupo de mexicanos - para abrilhantar ainda mais o evento.


 


Shana Müller é presença confirmada. E os desfiles tradicionais são uma maneira de apresentar a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ao público – com a bandeira de seus núcleos, submissões de prova e diretoria.


 


O show performático é o destaque da abertura. Uma delegação mexicana com 17 integrantes promoverá um intercâmbio étnico. A riqueza histórica e a habilidade dos mexicanos serão mescladas com as do Crioulo. Para esta apresentação serão utilizados os cavalos da Cabanha os Charruas, em Jaguarão/RS. Eles chegaram no dia 20 de agosto (quarta-feira) e tiveram o primeiro contato com os cavalos já no dia 21 (quinta-feira).


 


O grupo pretende promover uma apresentação semelhante à de Rancagua, no Chile, em 2005. Entre as principais abordagens, estão previstas evoluções a cavalo com celas mexicanas, nas quais as mulheres montadas de lado devem demonstrar nuanças de uma das provas típicas do México, a Escaramuça. Já os homens devem levar para a pista performances em laço aliadas à desenvoltura do protagonista das atenções na arena, o cavalo Crioulo.