Núcleo do Oeste do Paraná promove atividades para fortalecer a raça na região
05 DE AGOSTO DE 2014 - ATUALIZADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2014 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC
No dia 29 de julho, a cidade paranaense de Cascavel abriu espaço para discussão e para a divulgação da raça Crioula aos criadores da região. Através da iniciativa da nova diretoria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste do Paraná (NCCCOP), os técnicos Thiago Percisi e Manoel Pons Neto, ambos credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), promoveram uma palestra técnica e informativa que reuniu pelo menos 70 ouvintes do próprio Estado e também representantes vindos do país vizinho, a Argentina.
Durante a apresentação, os supervisores falaram aos presentes sobre temas como Morfologia e esclareceram dúvidas sobre os procedimentos oferecidos pela ABCCC, como o registro e o pré-registro dos animais. “Fizemos um trabalho de divulgação buscando captar pessoas que possuam ou apenas admirem a raça, com a intenção de proporcionar a eles um contato mais próximo com entidade por intermédio de seus técnicos, podendo assim dar um maior suporte as necessidades da região”, comenta Feliz Gurgacz Junior, responsável por assumir a presidência do NCCCOP no biênio 2014/2016.
Transição com novos horizontes e retomada de atividades
Fundado em 2011, o NCCCOP passou por um período de inatividade e, somente nesse ano, com a posse da nova mesa diretora, voltará efetivamente às atividades. De acordo com Gurgacz, o objetivo da nova administração é resgatar o trabalho da entidade e, principalmente, amparar os pequenos criadores da região, oferecendo informação e serviços. “A ideia é fomentar a raça aqui na nossa localidade”, garante o futuro presidente.
Sem ainda nem ter assumido oficialmente o Núcleo, os administradores já começam a planejar as ações de sua gestão. A primeira conquista é a parceria da entidade com a Sociedade Rural do Oeste do Paraná, que garante um espaço dentro do Parque de Exposições Celso Garcia Cid para o Núcleo criar sua sede oficial. A posse da mesa diretora está prevista para ocorrer no dia 13 de setembro.
Programação planejada
As próximas atividades do NCCCOP já estão programadas. Para o dia 13 de setembro, está marcado um Dia de Campo. Já durante a 35ª edição Exposição Agropecuária de Cascavel (Expovel), entre os dias 11 e 16 de novembro, deve ocorrer a mostra do cavalo Crioulo, onde serão realizadas palestras e reuniões entre criadores e proprietários da raça.
O ano de 2015 também promete ser movimentado na região, já que a nova administração planeja promover uma semana inteira dedicada ao cavalo Crioulo - inclusive com realização de um Crioulaço - uma mostra morfológica e também seletiva para o Movimiento a La Rienda. “O objetivo é promover entre uma média de quatro ou cinco eventos por ano”, garante Gurgacz.
Encontrou algum erro? Comunique.