Sul do país está na rota de revisões coletivas da próxima quinzena
13 DE MARçO DE 2014
Na próxima quinzena, a rota de atendimento dos técnicos credenciados à Associação de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) aos pequenos criadores passa pelos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com o calendário da ABCCC, estão marcadas sete revisões coletivas entre os dias 13 e 27 de março.
Amanhã, dia 14 de março, o supervisor Frederico Vieira Araújo estará revisando os animais na cidade de Rio Grande/RS, onde o evento é promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município. Já no dia 15, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Bento Fontoura de Oliveira leva o atendimento do técnico Luiz Francisco Quadros Leite aos criadores de São Francisco de Assis/RS.
A cidade paranaense de Balsa Nova recebe a atividade no dia 20 de março, quando o supervisor Rafael Fagundes Sant’Anna estará disponível para revisar os exemplares no evento organizado pelo Núcleo Caminho das Tropas de Criadores de Cavalos Crioulos. No dia 21, em São Gabriel/RS, o atendimento técnico ficará a cargo de Jaime Fagundes Bica de Freitas e a organização está sob a responsabilidade do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos.
No dia 22 de março, dois municípios disponibilizam a revisão coletiva. Enquanto o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Quarta Região organiza a atividade na cidade de Carazinho/RS, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Vale do Caí leva os serviços do técnico Felipe Caccia Maciel a Taquari/RS.
No dia 24 de março, encerrando a programação do período, o Núcleo Caminho das Tropas de Criadores de Cavalos Crioulos promove o evento na cidade de Palmeira/PR.
Como funciona?
A Revisão Coletiva é uma atividade - marcada e organizada pelos núcleos - que leva um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para dar orientações e informações aos criadores e interessados pela raça. Na oportunidade, podem ser feitos todos os serviços típicos de uma visita técnica – resenha dos animais, confirmação de fêmeas e machos castrados, coleta de DNA -, exceto a confirmação de machos inteiros.
Podem fazer parte da revisão coletiva proprietários que tenham no máximo cinco éguas confirmadas em seu nome. Para participar, o criador deve fazer a inscrição junto ao Núcleo organizador com, no mínimo, 72 horas de antecedência.
Texto: Francine Neuschrank/ABCCC
Encontrou algum erro? Comunique.