Conselho Deliberativo Técnico promove dia de campo
13 DE MARçO DE 2014
O Conselho Deliberativo Técnico esteve reunido no dia 11 de março, na Cabanha Macanudo, em Lavras do Sul, juntamente com membros da Diretoria e dos Inspetores Técnicos da ABCCC. Na pauta, um dia de campo voltado ao estudo da detecção e penalização da falta de naturalidade e tipicidade dos movimentos da cola dos eqüinos crioulos nas provas oficiais da Raça. Também colaboraram com o evento os médicos-veterinários Renato Quadros, Flávio Delacorte e Roberta Pereira.
Conforme o vice-presidente técnico, Mário Suñe, “a preocupação da ABCCC justifica-se pelo caráter de seleção racial das provas do Cavalo Crioulo, notadamente o Freio de Ouro, cuja importância da premiação pode potencializar o uso na reprodução de animais com características indesejáveis de alta herdabilidade, caso as mesmas não sejam percebidas pelos jurados.”
O encontro aconteceu em dois momentos. Pela manhã, o CDT selecionou e filmou, tanto desmontados quanto montados, oito cavalos de um total de dezesseis, com diferentes tipos de movimentação de cola. Em seguida, os veterinários presentes realizaram procedimentos clínicos voltados a dificultar a visualização de movimentos passíveis de penalização. Foram realizados procedimentos mais e menos severos, com diferentes fármacos.
À tarde, os dezesseis eqüinos foram apresentados aos Inspetores Técnicos presentes, que os examinaram desencilhados, bem como os observaram a cabresto e depois montados, tendo havido um altíssimo índice de acerto a respeito dos animais medicados e não medicados.
O saldo mais importante da atividade foi o desenvolvimento dos critérios de observação da naturalidade e tipicidade dos movimentos da cola dos Cavalos Crioulos. – “Eventos como este serão repetidos outras vezes com membros da lista de Jurados Efetivos e Auxiliares da ABCCC, a fim de difundir a experiência e garantir a premiação dos animais mais merecedores de destaque em nossa seleção racial”, afirma o presidente da Associação, Mauro Ferreira.
Fotos: Suzana Ferreira
Encontrou algum erro? Comunique.