IPO e Agência Me Gusta realizam estudo de marca da ABCCC
19 DE DEZEMBRO DE 2013
Com o intuito de entender melhor a relação marca x mercado, a Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) buscou, junto à agência de propaganda Me Gusta, um estudo aprofundado de percepção e conhecimento das duas logomarcas utilizadas atualmente pela entidade.
Com responsabilidade e expertise, o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) foi a empresa designada para o projeto. Lado a Lado, IPO e Me Gusta trabalharam para preparar uma ferramenta onde fosse possível abordar questões de relacionamento, proximidade e avaliação, capazes, enfim, de diagnosticar o conhecimento real do mercado e clientes sobre a ABCCC.
Entre os dias 24 e 27 de agosto de 2013, durante a Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, 300 pessoas foram entrevistadas – 110 expositores, 40 associados e 150 visitas – e compuseram a amostra de uma análise quantitativa, apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências do público objetivo.
A analista de projetos do IPO, Tassia Bittar, explica que o trabalho foi cuidadosamente preparado, aplicado e analisado. Durante o intervalo de três dias, seis entrevistadores saíram às ruas da feira para perguntar, conversar e entender melhor as percepções sobre as marcas utilizadas. “A principal observação é que ambos os logotipos são relacionados imediatamente à Associação. No entanto a marca que utiliza a cabeça de um cavalo vai além e abrange também a raça, regionalidade e tradicionalismo, enquanto e o brasão lembra diretamente a ABCCC e sua responsabilidade como associação”, explica.
Entre as análises comparativas, 97,3% dos entrevistados acreditam conhecer a marca que utiliza a cabeça do cavalo, contra 81,7% em relação a marca que utiliza o brasão. No quesito associação, entre as palavras mais lembradas frente às marcas, os entrevistados citaram força, respeito e garantia.
Na entrevista, 25 questões, entre fechadas, abertas e de múltiplas escolhas foram abordadas e trabalhadas pelos entrevistadores. A análise apresentada pelo IPO abordou seis baterias dados, entre elas conhecimento da marca ABCCC; avaliação das marcas testadas e uma comparativa das marcas Cabeça Cavalo e Brasão ABCCC.
Encontrou algum erro? Comunique.