Projeto Uma Rosa no Campo leva informação às mulheres da área rural
31 DE OUTUBRO DE 2013
Em meio a inúmeras ações motivadas pela campanha mundial “Outubro Rosa” - que incentiva a conscientização sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama - uma iniciativa de três empresários do Rio Grande do Sul tem chamado a atenção. Atentos à importância da causa, o fotógrafo Eduardo Rocha, a cantora e apresentadora Shana Müller e o sócio do site Compra e Venda Rural, Rafael Houayek, criaram o projeto “Uma Rosa no Campo”, que leva informações sobre a doença para as mulheres que vivem em áreas rurais.
Contando com a parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama das cidades de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito e Uruguaiana, o projeto foi até as propriedades rurais dos municípios para conversar sobre a doença e alertar sobre a importância da prevenção e da prática do autoexame. Durante as visitas, o grupo também registrou - através de fotografias - o dia-a-dia das mulheres do campo, alertando para a importância do acesso à informação nestes locais onde os canais de comunicação são menos acessíveis do que na zona urbana.
Segundo o fotógrafo Eduardo Rocha, as fotografias procuram chamar a atenção para as principais personagens da campanha. “A ideia é mostrar o rosto dessas mulheres e destacar a importância delas para o trabalho do campo”, explica ele.
Do campo à Exposição
Os primeiros resultados da campanha já estão à mostra. As imagens registradas durante a primeira fase do projeto podem ser conferidas em uma exposição fotográfica que ocorre até o dia 1º de novembro, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre/RS.
Mas a campanha não para por aqui. Nos meses de novembro e dezembro a exposição se torna itinerante, percorrendo as cidades parceiras do projeto, e termina com o leilão das fotografias e um show da cantora Shana Müller, que terão renda revertida em favor das Ligas que participaram da ação.
Texto: Francine Neuschrank/ABCCC
Fotos: Eduardo Rocha
Encontrou algum erro? Comunique.