Os cuidados no início da vida dos potros é abordado por pesquisadora argentina
16 DE MARçO DE 2013
O tema cuidados com os potros na primeira semana de vida deu sequência à participação de palestrantes internacionais no III Congresso do Cavalo Crioulo, realizado em Gramado/RS. O assunto foi apresentado pela veterinária argentina Siobhan B. McAuliffe que falou dos procedimentos ideais no trato dos animais durante este período.
A palestra, realizada na manhã do dia 16 de março no auditório do Centro de Convenções do Hotel Serrano, rendeu muito questionamentos do público que participou e contribuiu para um ótimo debate. A ministrante falou dos cuidados preventivos específicos para enfermidades comuns nos primeiros dias dos potros, exemplificando com casos atendidos por ela na argentina e nos Estados Unidos.
Siobhan comentou a respeito do trabalho de prevenção e ressaltou que, nas éguas, o registro de dados permite a antecipação de problemas baseados no histórico. Além disso, afirmou que no trabalho com as matrizes é indispensável analisar a qualidade do colostro assim como avaliar a placenta e a relação medicamentosa.
Nos potros, ela considerou como essencial a avaliação fenotípica atentando para o tamanho em idade gestacional, e atentar para sintomas como evidente fraqueza, ossificação incompleta, pelo fino e curto, dimensões da cabeça, mucosas coradas e cascos fracos.
A pesquisadora também alertou para a atenção à sinais comportamentais dos potros como a afinidade com a mãe, se faz a mama normalmente além da análise de possíveis problemas congênitos.
Encontrou algum erro? Comunique.