Família endurista se destaca na final de Dom Pedrito
04 DE AGOSTO DE 2012
A família Kummer comprovou sua tradição no Enduro no sábado, dia 4 de agosto, após faturar o primeiro lugar em três categorias da etapa final da competição disputada no Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito/RS. Os irmãos Bernardo, de 17 anos, Henrique, de 12 e o pequeno Renato, de 10, sagraram-se campeões em suas categorias, de 80km, 50km e 30km A, respectivamente, e ajudaram a Cabanha Ponche Verde, de seu pai, a ganhar o troféu de Cabanha do Ano. A cada chegada, uma nova manifestação de alegria e emoção do patriarca Rogério Kummer, conhecido como Lelo, que não consegue conter as lágrimas ao falar da superação da prova.
Vencer provas da modalidade já não é novidade na família Kummer. O pai e os três filhos colecionam mais de 100 troféus. Ainda assim, a emoção de mãe, pai e avós é grande a cada conquista. Todos vibram juntos e não escondem o orgulho de cada título conquistado. “Isso é o resultado de muito treino”, explica Lelo. Ele e seus filhos costumam treinar juntos por cerca de três horas e meia por dia.
E esse é o tempo preciso para criar um bom cavalo de Enduro, segundo o presidente da Subcomissão da modalidade esportiva, Rodrigo Michelon. “Para vencer o Enduro o animal precisa mostrar condicionamento físico e para isso é preciso um bom treinamento”, explica.
Disputa equilibrada
A largada da categoria 80km ocorreu às 7h da manhã e contou com cinco competidores. Três, porém, foram desclassificados antes de concluir a prova devido a problemas de claudicação. Entre os dois que seguiram na disputa, a competição foi muito acirrada. Bernardo Kummer, montado em FM Bela Dona do Cinco Salsos, e Alberto Araújo, montado em Intruso de La Chapa, fizeram uma competição muito equilibrada. Bernardo saiu na frente e saiu do primeiro vet check um minuto antes do adversário. Na segunda parada, porém, Alberto saiu na frente com maior diferença de tempo. Assim, a decisão ficou mesmo para o percurso final quando Bernardo conseguiu retomar a frente e chegar primeiro.
Bernardo disputa Enduro desde os 14 anos e já carrega dezenas de títulos na prova. Neste ciclo o jovem participou de todas as etapas, disputadas em Rio Grande, Aceguá e Pedras Altas. Com a soma de notas mais alta o jovem sagrou-se o Ginete Campeão dos 80km no Ciclo 2012. “Sempre é uma nova emoção vencer esta prova”, diz. A égua que ficou com o segundo lugar da categoria principal, FM Rendera do Cinco Salsos, foi a campeã da Marcha de Resistência, disputada em Jaguarão/RS.
O primeiro a comemorar vitória na prova de sábado foi Henrique, montado na égua CM Bamba Cinco Salsos, mesma com a qual havia ganhado a Marchita disputada no mês anterior. Henrique liderou a prova dos 50km desde o início, mas afirma ter tido dificuldades devido ao nível alto do rio que ficava no caminho. O jovem corre desde os seis anos e já venceu dois Enduros com esta mesma égua.
Pista ainda mais pesada para a criançada
Se a pista bem marcada já oferecia obstáculos naturais difíceis em estado normal, a situação ficou ainda mais complicada na parte da tarde quando chegou a hora dos competidores das categorias 30km A e B iniciarem a disputa. Isso porque no intervalo entre as provas caiu uma forte chuva que tornou o percurso ainda mais pesado.
Mas os 11 competidores inscritos (três na A e oito na B) não se deixaram abalar e completaram a prova que acabou dando uma vitória com sabor de superação para Renato Kummer montando Japori do Rincão da Querência (campeão A) e Carolina Bundt montando Montaraz da Soteia (camepã B). Ambos já têm experiência na prova e afirmaram que apesar da pista estar mais pesada não tiveram maiores dificuldades do que em provas anteriores.
A prova
O Enduro é uma prova que aos poucos começa a ganhar tradição no Brasil. Para completá-lo o cavalo tem que mostrar excelente condicionamento físico, já que os trajetos a serem percorridos costumam oferecer muitos obstáculos naturais e os equinos precisam atravessar o percurso em curto espaço de tempo. Cada percurso possui no mínimo uma parada obrigatória em um pouto chamado vet check onde uma comissão veterinária, que em Dom Pedrito foi formada por Leandro Freitas (chefe), Fabiane Michelon, Felipe Gomes e Leonardo Severo, avalia os batimentos cardíacos, frequência respiratória, perfil metabólico, além de movimentos do animal para ver se ele tem condições de seguir o percurso. A cada vet check os competidores têm 30 minutos para apresentar seus animais e após serem liberados devem aguardar mais 30 minutos para seguir o trajeto.
Veja os resultados (ainda não homologados pela ABCCC)
Categoria 80km
1º lugar
FM Bela Dona do Cinco Salsos, expositor Cabanha Ponche Verde, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Bernardo Kummer.
2º lugar
FM Rendera do Cinco Salsos; expositor Cabanha Santa Adélia, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Fernando Paiva.
Categoria 50 km
1º lugar
CM Bamba Cinco Salsos; expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Henrique Kummer.
2º lugar
Mariquinha da Seringueira; expositor Cabanha Santa Adélia, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Itamar Franco.
3º lugar
Intruso do Rincão da Querência, expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Rodrigo Tatsch.
Categoria 30km A
1º lugar
Japori do Rincão da Querência, expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Renato Kummer
2º lugar
Andador da Santa Leodora, expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Gustavo Tarouco.
Categoria 30km B
1º lugar
Montaraz da Sotéia, expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Carolina Bundt
2º lugar
Erva Fina do Rincão do Barreto, expositor Cabanha Rincão do Barreto, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Guilherme Peres.
3º lugar
Fin de Fiesta Del Camiño, expositor Cabanha La Caminera, Aceguá/RS.
Ginete: Alberto Araújo.
4º lugar
RFK Quiero Ruta, expositor Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Ginete: Henrique Kummer.
5º lugar
Pretensioso do Rincão dos Xucros, expositor Condomínio Irmãos Zambrano/Cabanha Rincão dos Xucros. Rosário do Sul/RS.
Ginete: Jorge Severo Pires.
Cabanha Ponche Verde/RS, Dom Pedrito/RS.
Encontrou algum erro? Comunique.