Definidos os finalistas da Classificatória de Brasília
28 DE JULHO DE 2012
O sonho de estar entre os 104 melhores cavalos Crioulos do ciclo 2012 está mais próximo para 20 animais participantes da Repescagem Aberta de Brasília, no Distrito Federal. A etapa de Campo I (conhecida Paleteada) encerrou na tarde deste sábado (28 de julho) com a definição dos grandes finalistas do evento.
O calor tomou conta do Parque da Granja do Torto, na capital nacional. Além de grande dificuldade na largada com o gado, a temperatura impôs um ritmo mais lento a última prova do dia. Muitos crioulistas nas arquibancadas puderam ver uma disputa com vários pontos de placa e corridas com o coringa.
Vinte fêmeas entraram na pista central do parque para disputar uma das vagas. Julgadas por André Luiz Narciso Rosa, Marcelo Montano Coelho e Marco Antônio Stumpf, a apresentação dos animais alcançou bom nível.
Quem ponteia a lista de finalistas é Guanabara Guitarra. A gateada, que conquistou o primeiro lugar da prova já na etapa de andaduras, figura, volta sobre patas e esbarradas finalizou a primeira etapa com média 18,299. A égua montada por Raul Lima é de criação de Luiz Carlos Carvalho Junior e de propriedade de Luciano Oliveira da Silva, da Fazenda da Canoa.
A lista de finalistas continua com Santo Onofre Proeza com média 17,710, Tocaiúva da Quinta com média 17,226 e Repintura das Três Estâncias com média 17,143.
Os garanhões entraram em pista logo em seguida. Sob os olhares de Eduardo Móglia Suñe, Jean Carlo Santos Mendes e Lauro Varela Martins, a disputa foi apertada desde o seu início.
O colorado Riacho Frio Don Casmurro conseguiu manter sua colocação e passou para a última fase com pontuação de 18,416. Quem também terá sua chance a entrar na final é Feitiu Bueno da Charqueada com média 17,494, Hospedeiro do Tamboré, com média parcial 17,552 e Raio de Santa Odessa, com 17,482. Até agora apenas os primeiros colocados macho e fêmea alcançaram nota mínima para participar da final.
Na manhã deste domingo (29 de julho) serão conhecidos os últimos animais a integrar a lista dos mais completos cavalos Crioulos do ciclo 2012. A prova começa às 9h e será transmitida ao vivo pelo Canal Rural.
Veja a tabela parcial aqui.
Encontrou algum erro? Comunique.