Núcleo Matogrossense realiza sua primeira atividade
13 DE ABRIL DE 2012
Buscando divulgar o cavalo Crioulo no estado de Mato Grosso, um grupo de criadores fundou no dia 28 de fevereiro o Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos (NMTCCC). Com sede no município de Campo Verde, a 130 quilômetros da capital Cuiabá, a unidade recém fundada foi idealizada pelos criadores Luiz Fernando Silva Guerreiro e Alexandro Panosso, que há mais de ano vinham se esmerando na tarefa que congregar criadores para viabilizar a fundação no Núcleo.
Mesmo com poucos dias de existência, o Núcleo já realizou a sua primeira atividade. Aproveitando o giro do técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Sant’Anna, pelo estado, foi promovido no dia 11 de março o 1° Dia de Campo - Cavalo Crioulo - NMTCCC. O evento foi realizado na Estância Lagoa Funda, de propriedade do criador Luiz Fernando Silva Guerreiro, e contou com a presença maciça de criadores da raça no estado do Mato Grosso, além de ser prestigiado também por um dos grandes criadores da raça no Rio Grande do Sul, Sr. Marcelo Bertagnolli, proprietário da Cabanha Butiá.
Durante o dia do evento, foram apresentados aos participantes 18 animais da raça Crioula, todos da Estância Lagoa Funda, que passaram pela avaliação do técnico Rafael Sant’Anna, o qual explanou aos presentes sobre a origem da raça, principais funções, destinação, bem como os aspectos da raça de um modo geral.
O dia de campo contou coma participação de cerca de 50 pessoas entre criadores e admiradores da raça. “O evento foi realizado com o objetivo de mostrar um pouco mais da raça, o que é o Cavalo Crioulo, o real potencial do animal” explica Guerreiro, presidente do NMTCCC.
O vice-presidente do Núcleo, Alexandro Panosso, mencionou que “o Mato Grosso representa uma pequena parcela do mercado do cavalo Crioulo no país, porém, já existem muitos animais em nosso estado. Assim, vemos que um dos objetivos principais do Núcleo é fomentar essa imagem, mostrar que além de tudo o Cavalo Crioulo é um animal bonito, rústico, forte e extremante funcional. É realmente um cavalo admirável”.
“Dentro desse padrão, nós como criadores e membros da diretoria do Núcleo buscamos divulgar a raça para aqueles que não a conhecem” frisam Luiz Fernando e Alexandro, que ainda fazem questão de ressaltar que o NMTCCC será para os criadores do Mato Grosso um verdadeiro braço da ABCCC, auxiliando em tudo que for preciso.
Para incentivar os atuais criadores do Mato Grosso e estados vizinhos e dar continuidade ao trabalho de expansão da raça, o NMTCCC está programando realizar ainda este ano uma Exposição Morfológica na qual, com certeza, contará com a maciça participação dos criadores da região.
Diretoria do Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos (NMTCCC)
Presidente – Luiz Fernando Silva Guerreiro
Vice-presidente – Alexandro Panosso
1° Secretário – Valtair José Vesz
2° Secretário – Jones Regis Segato
1° Tesoureiro – Daniel do Nascimento
2° Tesoureiro – Fabio Roberson Ferreira
Encontrou algum erro? Comunique.