INCLUSãO DE OURO - HISTÓRIA
Cavalo Crioulo e acessibilidade: conheça a modalidade Inclusão de Ouro
O que é a Inclusão de Ouro? É uma prova oficial da raça crioula, realizada com cavalos registrados. Criada em 2019 pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a modalidade é destinada a diferentes perfis de pessoas com deficiência física e/ou cognitiva.
Quais são as categorias em que os participantes concorrem?
As categorias são Forças A, B, C e D
Nas etapas das Forças C e D é permitida a participação de auxiliar-guia.
Quem pode participar? Pessoas com Deficiência Física e/ou Cognitiva desde que munidos de atestado com respectivo CID e liberação médica para participação na prova. Os documentos devem ser apresentados pelo participante/responsável no dia da prova.
O Cavalo precisa ser de minha propriedade? Não é necessário! Os participantes podem participar com cavalos emprestados, desde que ele esteja devidamente registrado junto à ABCCC.
Tem idade mínima ou máxima para participar? Não há limite de idade para os participantes.
Quem organiza as etapas credenciadoras? As provas que habilitam para a final são organizadas pela núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos em diferentes regiões.
Quando iniciam as provas credenciadoras? O ciclo 2025 iniciou em agosto de 2024 e se encerra em setembro de 2025. As provas credenciadoras habilitam os participantes para as finais da raça. Em 2025 a final será em 24 de novembro na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio/RS.
IMPORTANTE: Participantes que participaram da final do ciclo anterior, estão automaticamente habilitados para a final do ano seguinte.
Para mais informações acesse o regulamento disponível no site cavalocrioulo.org.br/regulamentos ou solicite aos membros da subcomissão.