Logo -
sombra

Conheça Rafael Terra e Ivens Ortigari Jr: jurados do Primeiro Passaporte Morfológico 2023

17 DE MARçO DE 2023 - ATUALIZADA EM 17 DE MARçO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

 

Carregar a responsabilidade de observar, julgar, avaliar e decidir qual exemplar representa melhor os padrões e características morfológicas desejáveis para a seleção do Cavalo Crioulo não é um trabalho nem um pouco fácil, e os Jurados deste Ciclo 2023 estão cientes e confiantes do desafio que tem pela frente ao deparar-se com pelotões cada vez mais consistentes devido a qualidade seletiva dos animais. A expectativa e ansiedade aumenta mais ainda, ao aproximar-se do primeiro Passaporte Morfológico do Cavalo Crioulo deste ciclo, que será realizado entre os dias 23 e 26 de março, na sede da Cabanha São Rafael, em São Luiz do Purunã, pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Paraná, com julgamento de Rafael Geiss Terra [Jurado Titular] e Ivens Ortigari Junior [Jurado Auxiliar].

 

Cientes de que essa tarefa exige cada vez mais qualidade e habilidade de avaliação do Corpo de Jurados do Cavalo Crioulo, eles ditam, ao entrar em pista, a ordem das filas nos Campeonatos e Grandes Campeonatos dos animais que disputam vagas rumo ao ápice de Seleção Morfológica da Raça: a Morfologia da Expointer, em Esteio, Rio Grande do Sul. O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) com o Colégio de Jurados, criaram um novo modelo de avaliação com 44 jurados, sendo 22 jurados Principais - que já estão escolhidos e nomeados durante o Ciclo Morfológico; e outros  22 jurados Auxiliares. Modelo este que é visto com bons olhos pelo vice-Presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso Rosa, que também ressalta “Vejo que tem grande importância do aumento de jurados aptos a avaliar os Passaportes, assim como o novo modelo implantado neste ciclo, que contará com um jurado principal e um jurado auxiliar em cada uma das seletivas.”

 

Conheça mais sobre Rafael Geiss Terra e Ivens Ortigari Júnior, jurados que inauguram o novo modelo de avaliação morfológica das Passaportes:

 

Rafael Geiss Terra (Jurado Principal)

Natural de Tupanciretã, localizada ao sul do Rio Grande do Sul, Rafael Geiss Terra tem ligação com o Cavalo Crioulo desde sua infância, iniciando no laço comprido aos dez anos de idade. Sua trajetória ao lado do Cavalo Crioulo vem de família, ele é neto de Marcial Gonçalves Terra, um dos sócio fundadores da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - ABCCC. Proprietário da Cabanha Tarumã, em Jóia, no interior do estado gaúcho, Rafael é agropecuarista, trabalha diretamente com lavoura e dedica-se à criação de cavalos. No seu currículo, com experiência junto a Associação, Terra tem sua passagem pela diretoria. O criador já fez parte da Comissão de Provas Funcionais por três gestões, foi primeiro e segundo tesoureiro, além de coordenador da Subcomissão Jovem (2014-2016) e integrante da Subcomissão do Crioulaço (2020-2022). Como jurado, integra a lista de Efetivos (Lista 1) desde 2018, tendo julgado uma decisão do Freio Jovem e Classificatória ao Freio de Ouro na Argentina, entre outras atuações.

 

Com a missão de ordenar as filas do primeiro Passaporte a Expointer 2023, Rafael Terra destaca com entusiasmo a qualidade da estrutura e tradição dos eventos realizados na sede da Cabanha São Rafael, em São Luiz do Purunã. "Os eventos lá em São Luiz do Purunã, na Cabanha São Rafael, sempre foram marcados por sua qualidade na organização e realização dos mesmos, sem contar o espetáculo a parte que é a sede, que sempre foi um lugar muito bonito.” Outro destaque feito pelo jurado é sobre a qualidade em pista vista nos ciclos anteriores, progredindo cada vez mais. “O nível dos animais vem melhorando e a expectativa é que a gente faça o melhor trabalho possível e a gente acredita que o nível dos animais supere as expectativas". Além do jurado titular, neste ciclo os passaportes contarão com jurados auxiliares.


 

Ivens Ortigari Junior (Jurado Auxiliar)

 

Com família do meio agropecuário, o catarinense Ivens Ortigari Junior é natural de Curitibanos, em Santa Catarina. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, possui Mestrado em Reprodução Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Proprietário da Cabanha Santa Rita, sediada no município de Itajaí, iniciou a criação de Cavalos Crioulos em 2003.

 

Atuando como jurado da raça desde 2016, Ivens relembra sua história e destaca:  “Sempre fui um apaixonado pela raça, desde a minha adolescência, todos os anos íamos na expointer com meu pai, ele ia acompanhar o julgamento dos bovinos e eu ia direto para o Cavalo Crioulo. A beleza morfológica e a funcionalidade do Cavalo me encantavam, tinha em mente que um dia iria ser um criador. Hoje tenho a grata satisfação e a honra de fazer parte do quadro de jurados da raça e poder dar minha contribuição para nossa ABCCC sempre que chamado for. Tudo em prol da nossa raça”. Inaugurando o novo modelo de avaliação morfológico, com dois jurados ordenando os pelotões, um titular e um auxiliar, Ortigari ressalta sobre a qualidade dos animais que devem se deparar, “Acredito nos depararmos neste ciclo 2023 com animais, tanto morfologicamente, como funcionalmente, muito bons é o que tudo nos indica até o momento”.