Logo -
sombra

Com exposições morfológicas em oito cidades gaúchas, Pelotas promove evento junto à Expofeira

10 DE OUTUBRO DE 2019 - ATUALIZADA EM 14 DE OUTUBRO DE 2019 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Nos próximos dias, a Morfologia do Cavalo Crioulo vai ser julgada por todo o Rio Grande do Sul. Mais ao sul do estado, em Pelotas, a programação da exposição dura três dias - de 11 a 13 de outubro - e se desenrolará junto às atividades da 93ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas.

A exposição de Pelotas inclusive demonstra ser um sucesso, como enfatizou o presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, Arthur Silveira. De acordo com o mandatário, 64 animais estão inscritos (além de mais 18 para o Incentivo). “A gente está trabalhando em prol da raça”, assertivamente declarou.

Os jurados da exposição são Leonardo e Rodrigo Teixeira, enquanto o técnico responsável é Luciano Corrêa Passos. Na Concentração de Machos, Rodrigo Teixeira também foi definido como técnico.

Espalhadas pelo Rio Grande
Além de Pelotas, outras sete exposições vão acontecer no Rio Grande do Sul. De 11 a 13 de outubro, a Morfologia passará por Bagé, Caçapava do Sul, Capão da Canoa, Ijuí, São Borja, São Gabriel e São Sepé - clique aqui e acesse o calendário da raça.

Em Bagé, a sexta-feira e o sábado (dias 11 e 12) serão dedicados ao julgamento morfológico de cerca de 40 animais, que já foram inscritos. “[O número de inscritos] Está na média, mais ou menos, de todas as exposições que tenho visto pelo interior. Em Uruguaiana, semana passada, foram 41. Nós chegando perto vamos fazer uma média praticamente igual”, apontou o presidente do Núcleo de Bagé, Maurício Fernandes Machado.

Segundo o mandatário do núcleo, as inscrições estão ocorrendo normalmente e poderão ser feitas até o primeiro dia de programação. A exposição terá o julgamento do jurado uruguaio German Sapelli, que participou do júri da Expo FICCC 2018, enquanto que o técnico será Alexandre Pons Suñe. O técnico da Concentração de Machos será Thiago Persici - veja a programação abaixo.

Exposição Morfológica de Bagé/RS
11 de outubro (sexta-feira)
Manhã - concentração de Machos
Tarde - início do julgamento morfológico (categorias)

12 de outubro (sábado)
Manhã - continuação do julgamento morfológico (categorias)
Tarde - continuação do julgamento morfológico (Grandes campeonatos)
Noite - entrega de prêmios

Fora do RS, Crioulaço é a prova que movimenta Paraná e Mato Grosso do Sul
Na região de expansão em Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande tem em seu calendário as provas de Crioulaço e Laço Criador nesta sexta-feira (10). A organização fica por conta do Núcleo do Mato Grosso do Sul, com as provas sediadas no parque de exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).

A quase 900 quilômetros mais ao sul do país, o Crioulaço e o Laço Criador também aparecem por Pato Branco, no Paraná, e acontecem junto à Copa do Laço do Cavalo Crioulo, de acordo com o presidente do Núcleo do Sudoeste do Paraná, Vilson Periolo. As atividades vão ser desenvolvidas no Parque de Exposições de Pato Branco.