Logo -
sombra

Núcleo de Criadores de Goiânia inaugura sua sede

26 DE MAIO DE 2019 - ATUALIZADA EM 26 DE MAIO DE 2019 | Redator: AgroEffective | ABCCC

Com um crescimento de 7,25% em 2018 chegando a uma manada de 1,48 mil animais registrados, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Estado de Goiás ganhou mais um ponto de referência do Cavalo Crioulo. Na última sexta-feira, dia 24 de maio, foi inaugurada no Parque de Exposições da capital goiana a sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município.

Durante a inauguração oficial da sede, o presidente do Núcleo Goiano, João Adriano da Silva, falou sobre as perspectivas de fomento e crescimento da raça Crioula, agora com a atuação do novo núcleo na região, inaugurado em dezembro do ano passado. "Finalmente conseguimos estabelecer este Núcleo com uma sede para confraternizar. Queremos agradecer a todos que, de um jeito ou de outro estão contribuindo para este momento. Este é o início de um processo e temos tudo para crescer", destacou.

Presente no evento, o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, destacou a importância da região Centro-Oeste no fomento e expansão da raça Crioula pelo país. "A ABCCC tem esta organização de núcleos regionais que já se mostrou muito acertada, porque os núcleos são a força dos criadores de cada região. Estes criadores por meio do núcleo conseguem unir esforços e buscar os recursos locais para engrandecer o Cavalo Crioulo e com isso a associação consegue apoiar estas entidades. Aqui é uma região de fomento e tenho certeza que o Cavalo Crioulo está em boas mãos na região", salientou.

Na ocasião também ocorreu a primeira exposição morfológica oficial do Cavalo Crioulo durante a Exposição Pecuária de Goiânia, que teve como jurado Francisco Carlos Habowski. A Grande Campeã entre as fêmeas foi a égua Magia da Savana, ficando como Reservada Grande Campeã Misteriosa da Tamareira-Te, na terceira colocação Esperança de Uruguaiana e na quarta colocação Itália da Tamareira. Nos machos o Grande Campeão foi El Barquero 13 Traful, ficando Nativo da Cabanha Santa Fé como Reservado Grande Campeão, Entrevero do Retoço no terceiro lugar e Charabon Artillero como quarto lugar.

 

Clique aqui e confira o resultado completo da Exposição Morfológica de Goiânia.