Logo -
sombra

Dia de capacitação dos médicos veterinários na ABCCC

28 DE MARçO DE 2018 - ATUALIZADA EM 28 DE MARçO DE 2018 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Trabalhando sempre para qualificar a seleção da raça, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) mais uma vez investiu na capacitação de seus profissionais. Na manhã desta quarta-feira, 28 de março, um treinamento reuniu os médicos veterinários do corpo técnico da Entidade para discutir a coleta de material para análise e controle de medicamentos nas provas oficiais. A ação foi promovida pela Comissão de Bem-estar Animal em parceria com o grupo Clineq, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


 


Realizada dentro da Associação Rural de Pelotas/RS, onde fica também a sede da ABCCC, a atividade contou com momentos teóricos e práticos, onde participantes e palestrantes puderam tirar dúvidas e trocar ideias para esclarecer os métodos indicados pela ABCCC no procedimento. Na explanação teórica, a fala foi conduzida pelo professor Dr. Carlos Eduardo Nogueira, da Clineq. Já na parte prática, o médico veterinário e gerente de Eventos da ABCCC, Ibsen Votto, apresentou aos presentes orientações sobre o procedimento, seja ele através de coleta sangue ou urina, desde os cuidados no manejo, os métodos para coletar, o correto armazenamento das amostras e o envio para a análise.


 


De acordo com Nogueira, a troca de experiências, unindo os conhecimentos teóricos com as situações práticas de campo é essencial para evoluir na questão do bem-estar animal. “O intercâmbio é um excelente caminho no sentido de qualificar o corpo técnico e gradativamente também o meio. É um fluxo contínuo”, avalia. Opinião que é sustentada pela própria Associação. “A evolução só vai ser verdadeira se tiver o apoio do corpo técnico”, destaca Votto em sua fala, lembrando a importância do evento para padronizar e trazer transparência ao procedimento que será feito por esses profissionais durante o ciclo.


 


 


Leia também:


Atenção às regras para o controle de medicação no Freio