ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

Atenção às regras para o controle de medicação no Freio

13 DE MARçO DE 2018 - ATUALIZADA EM 13 DE MARçO DE 2018 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

A Subcomissão de Bem-estar Animal da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) lembra aos proprietários, veterinários e ginetes que a coleta de material para controle de medicamentos nas classificatórias brasileiras ao Freio de Ouro 2018, bem como no Freio da FICCC e na grande final do Freio de Ouro, poderá ser feita a qualquer momento da prova, já a partir da admissão técnica e veterinária, conforme previsto no regulamento do bem-estar animal e controle de medicamentos, documento homologado pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCCC e vigente desde 2016. Com isso, todos os animais participantes estarão sujeitos à coleta.

 

Conforme destaca Marcelo Tellechea Cairoli, coordenador da subcomissão, as regras que já existiam passam, na verdade, a ser reforçadas junto as provas nesta temporada. “Se entende que as preocupações com o bem-estar animal devem ser aplicadas a todos os participantes, e não somente aos animais premiados, quando se fala na preservação do cavalo enquanto indivíduo, ainda mais nas provas de seleção da raça”, explica Vilmar Costa, também integrante da subcomissão responsável.

 

O que é permitido?

Além disso, é importante ressaltar também que, de acordo com as regras já instituídas, será aceito apenas o uso de um antiinflamatório não esteroidal.

 

Regulamento

Confira abaixo o que consta no regulamento de bem-estar animal, vigente desde 2016, sobre o momento da coleta de material para controle de medicamentos:

 

8.1.2. A partir da admissão todo cavalo está sujeito a ser coletado em qualquer momento ou em mais de um momento até o encerramento da prova. Três métodos de seleção podem ser distinguidos: controles obrigatórios (isto é, todos os classificados para o Domingo), controles aleatórios, (isto é uma escolha aprovada pelo Delegado Veterinário em conjunto com a Comissão Organizadora, prevendo uma coleta no sábado e outra no Domingo) , e controle por escolha (isto é, se um razão específica determina a coleta de um cavalo).

 

Clique aqui e leia também a versão completa do regulamento de Bem-estar Animal da ABCCC.