Logo -
sombra

Jogo do Pato faz sucesso em São Lourenço do Sul

24 DE SETEMBRO DE 2013 - ATUALIZADA EM 04 DE DEZEMBRO DE 2018

No sábado (21), o Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Lourenço do Sul/RS foi sede de uma disputa do Jogo do Pato. A iniciativa inédita do Núcleo da cidade contou com a participação de oito cavaleiros, que disputaram a vitória gol a gol até o último minuto de competição. O Jogo do Pato é uma prova secular, que surgiu na Argentina há quase 400 anos. A partida lembra o pólo, o rúgbi e o basquete, pois o objetivo principal é marcar pontos conseguindo encestar a “bola com asas”, que possui tiras de couro em volta. O nome da disputa vem de seus primórdios, quando ao invés da bola se utilizava um pato vivo para marcar os gols.

 

Torneio está marcado para a Expofeira de São Lourenço do Sul

Para a pioneira disputa de São Lourenço do Sul no último final de semana, as regras foram adaptadas e participaram apenas cavalos Crioulos. Por quatro tempos de cinco minutos, duas equipes, cada uma delas com quatro competidores divididos em com coletes e sem, foram à pista e chamaram atenção do público presente. “Do nosso grupo, apenas um dos participantes já havia tido contato com a modalidade antes. Pesquisamos as regras e mandamos fazer a bola com as seis alças”, disse Joãozinho Rocha, um dos organizadores.

 

O jogo ficou empatado em 5 a 5 no tempo normal e terminou com o gol de ouro marcado na prorrogação pelo time sem colete.   Ainda de acordo com Rocha, além de a prova ser envolvente e divertida, o jogo pode auxiliar na expansão da raça, pois é uma atividade que o Crioulo desempenha com maestria e não necessita de gado, podendo atingir todas as regiões do país.  

 

A disputa foi tão envolvente que um torneio de Jogo do Pato deve acontecer na 36ª Expofeira de São Lourenço do Sul no próximo mês e os vencedores serão contemplados com uma premiação de R$ 1 mil.