Conheça o homenageado da II Noite dos Campeões: Carlos Sampaio Moreira Piegas
18 DE FEVEREIRO DE 2026 - ATUALIZADA EM 18 DE FEVEREIRO DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC
Carlos Sampaio Moreira Piegas é o homenageado da 2ª Noite dos Campeões da Região 8 – momento que reconhece conquistas do Cavalo Crioulo fora do berço sulista. O criador da raça nasceu em 20 de fevereiro de 1971, em São Paulo – SP, e faz parte da terceira geração familiar crioulista. Atualmente, Piegas conduz o setor pecuário da família.
Formado em medicina veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) em 2000, Carlos possui forte ligação com o Rio Grande do Sul, estado de origem da raça. A família Piegas começou a criação de Cavalos Crioulos registrados na Estância Cerro Agudo em 1934, em Herval-RS, apenas dois anos após a fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Seu avô, Nelson de Souza Piegas, foi pioneiro e referência na criação de várias raças de bovinos, equinos e ovinos.
Seu pai, Nelson Soares Piegas, mudou-se para o estado de São Paulo, onde conheceu Isabel Sampaio Moreira Piegas, com quem se casou e começou, em 1986, a criação de Cavalos Crioulos registrados em Mococa - SP, com o afixo Rancho Grande. Sob a liderança dos três filhos de Nelson e Isabel – incluindo Carlos Sampaio Moreira Piegas - a Fazenda Rancho Grande trabalha no melhoramento genético da raça Crioula, além das raças bovinas Gir, Girolando, Nelore e Braford ao longo dos últimos 40 anos.
Para Carlos, a homenagem reconhece um trabalho coletivo, desenvolvido por amantes do Cavalo Crioulo para o aprimoramento da raça na Região 8. “Esforço grande não só meu, mas de todos os integrantes do Núcleo [Sem Fronteiras]”, reconhece.
Além do trabalho rural e familiar, o homenageado da 2ª Noite dos Campeões possui forte influência na expansão do Cavalo Crioulo nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ele participa do Núcleo Sem Fronteiras desde seu primeiro ano de existência e foi seu segundo presidente, tendo liderado o núcleo por mais duas oportunidades, sem nunca deixar de compor diretorias.

Carlos ao lado do filho na lida com o gado
Segundo cabanheiros, criadores e proprietários, Piegas exerceu papel fundamental no aprimoramento genético do Cavalo Crioulo na Região 8. “Foi e é peça chave no fomento da raça, mesmo quando o acesso à informação, ao suporte técnico e à genética de ponta ainda era difícil nos estados fora da região Sul”, destaca Gustavo Piegas, presidente do Núcleo Sem Fronteiras e filho do criador.
De acordo com o homenageado, o objetivo do trabalho com o Cavalo Crioulo foi sempre o mesmo: “dar expansão à raça na região Sudeste e no restante do país”.

Carlos Piegas sendo premiado na 1ª Noite dos Campeões
Outra contribuição importante de Carlos Sampaio Moreira Piegas foi o desenvolvimento de provas na Região 8. Em 2007, ele organizou a primeira Team Penning/Campereada. No ano de 2009, a prova já possuía uma premiação exclusiva para Cavalos Crioulos. Segundo o filho, a contribuição foi importante para o fomento da raça na região Sudeste. “[O pioneirismo] foi modelo para outras provas e modalidades esportivas, que movem a economia da raça fora do RS”, destaca Gustavo.
Carlos também comenta sobre o avanço do uso da raça Crioula na Região 8 – fruto do trabalho dele junto a outros criadores. “Todas as grandes fazendas de pecuária da região de Mococa - SP procuram Cavalos Crioulos como ferramenta de trabalho com o gado”, explica.

Calos Piegas (pai) e Gustavo Piegas (filho)
A 2ª Noite dos Campeões ocorre no dia 20 de março, juntamente com a homenagem, em Santa Rita do Passa Quatro – SP, na Estância Tamareira, a partir das 19h30, em um momento de confraternização com a comunidade crioulista.
Encontrou algum erro? Comunique.



