Por que informar o óbito de um animal à ABCCC? Entenda
28 DE JANEIRO DE 2026 - ATUALIZADA EM 28 DE JANEIRO DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC
Anualmente, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) produz um relatório, informando o número de cavalos Crioulos ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pasta do Governo Federal. O documento mensura o tamanho do plantel no Brasil e equipara-se ao controle que é feito também com outras raças no país.
O que pode distorcer o dado é a morte dos equinos, uma informação que precisa ser repassada à associação pelo criador. Segundo Frederico Araújo, Superintendente do Registro Genealógico da ABCCC, os dados cooperam para a construção de um censo, junto ao MAPA.
De acordo com ele, a elaboração de um levantamento confiável “auxilia de forma objetiva a entender o mercado do cavalo”. Além disso, Araújo explica que a associação fornece informações ao longo do ano aos órgãos públicos, exigindo uma constante atualização por parte dos criadores e proprietários.
SAIBA COMO REALIZAR O REGISTRO DE ÓBITO:
O Registro de Óbito – documento que informa a situação de morte do animal – pode ser feito no site Oficial do Cavalo Crioulo, www.cavalocrioulo.org.br . Faça o loging na ÁREA RESTRITA com o nome de usuário e senha. Depois, vá até REGISTRO e selecione DECLARAÇÃO DE MORTE.
Ao lado do nome do animal, clique na ferramenta lupa. Confirme o nome do equino e informe a data do óbito. Por fim, clique em confirmar. Dentro de 24 horas a informação deve ficar disponível no site.
VÍDEO EXPLICATIVO:
Encontrou algum erro? Comunique.



