Logo -
sombra

Trabalho de expansão é realizado com criadores e usuários do Cavalo Crioulo no Norte do Brasil

21 DE JANEIRO DE 2026 - ATUALIZADA EM 21 DE JANEIRO DE 2026 | Redator: Guilherme Kaiser | ABCCC

Ação será realizada entre os dias 24 e 31 de janeiro no Amazonas e no Pará

 

Com o intuito de expandir a criação, o uso e a cultura do Cavalo Crioulo para outras regiões do Brasil, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizará visitas em cidades do Norte do país. O trabalho será realizado entre os dias 24 e 31 de janeiro, em quatro municípios onde já existem animais da raça.

 

Óbidos/PA, Terra Santa/PA, Parintins/AM e Manaus/AM vão receber o Analista de Expansão da ABCCC, Lucas Lau, durante a semana. Segundo ele, a visita “é um trabalho de prospecção de criadores e usuários em novas regiões”.

 

Lucas afirma que o intuito é realizar um levantamento de exemplares da raça já existentes na região, assim como da demanda técnica, incentivando o registro dos animais. O trabalho, segundo ele, deve ser marcado por diálogo e articulação com criadores, competidores e simpatizantes.

 

Em Óbidos/PA, Lau vai realizar a palestra “Adaptação do Cavalo Crioulo para Esporte e Serviço na Região Norte”, direcionada a criadores, pecuaristas e estudantes. O momento integra a interação com o setor, visando a expansão da raça e posterior registro dos animais aptos para uso no esporte, no campo ou para procriação.

 

Lucas explica que a ação se diferencia da “Gira Técnica”, momento em que a ABCCC disponibiliza um Inspetor Técnico para registro dos cavalos. “Nesse momento, a gente vai para fazer a prospecção. A ideia é garimpar novos criadores e usuários”, conclui.