Cavalo Crioulo brilha nas pistas da Copa Nacional de Hipismo em Curitiba
23 DE DEZEMBRO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação
O Cavalo Crioulo marcou presença na Copa do Brasil de Hipismo Clássico em Curitiba (PR). O conjunto composto pela amazona Heloísa Grabner e o baio Santo Izidro Legendário, da Estância Santo Izidro, de Uruguaiana (RS), ficou entre os dez primeiros colocados na competição nacional. “Estar disputando com várias raças e competir com um Cavalo Crioulo foi uma experiência incrível. Ele se destacou, estou feliz e grata por ter ido com ele”, comemorou a jovem matogrossense de 15 anos que compete no esporte desde 2022.
Filho de Laçaço da Charqueada e Lança do Campo Grande, o exemplar crioulo Santo Izidro Legendário nasceu em 2013. “Esse cavalo é a paixão dela. A conexão dos dois é incrível, não tenho palavras para descrever”, ressaltou Cleide Grabner, mãe de Heloísa e expositora do cavalo. Ela explica que o próximo passo é iniciar os preparativos para as competições estaduais do Paraná, a partir de fevereiro. A expositora também relata que são poucos Cavalos Crioulos no hipismo e que estar entre os dez primeiros colocados de uma competição nacional mostra a capacidade e flexibilidade da raça em diferentes modalidades. “São animais resistentes, rústicos e com temperamento dócil”, declara.
A Copa do Brasil de Hipismo reúne atletas de todo o Brasil e é um das mais importantes do calendário nacional da modalidade, sendo válida para o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Dentre as nove categorias que fizeram parte da disputa na Sociedade Hípica Paranaense no domingo (14/12), Grabner concorreu na de Salto onde são avaliadas precisão, técnica, força e sintonia do conjunto ao transpor as barreiras, que variam em altura e largura.
Encontrou algum erro? Comunique.









