Logo -
sombra

Marchita 2026: prova passa por mudança e retorna ao percurso de 140 km

12 DE DEZEMBRO DE 2025 | Redator: Redação ABCCC

Desde 2022 integrando o calendário oficial de provas da raça Crioula, a Marchita consolidou-se como uma disputa que evidencia a capacidade, rusticidade e resistência do Cavalo Crioulo. Para o próximo ciclo, a modalidade teve seu regulamento atualizado. O Setor de Provas e Núcleos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou as alterações que passam a valer no novo ciclo, com destaque para o retorno do trajeto aos 140 km e para a admissão no primeiro dia de prova.

 

O novo regulamento já está disponível no site, na aba Eventos > Regulamentos, e a leitura completa do documento é indispensável para todos os participantes.

 

>>> ACESSE AQUI O REGULAMENTO CICLO 2026 <<<

 

O ciclo é compreendido entre 01 de março a 30 de novembro de cada ano. Entre os principais ajustes do regulamento, destacam-se:

• Art. 1º – Ajuste da prova e da nomenclatura de 160 Km para 140 Km.  

• Art. 3º – Inclusão da obrigatoriedade de presença do inspetor técnico durante todos os dias da prova. 

• Art. 5º – Alteração da data de admissão para a manhã do primeiro dia, além da mudança do período do ciclo para 1 de março a 30 de novembro. 

• Art. 9º – Atualização das distâncias das etapas, tempos máximos e reorganização das etapas livres. 

• Art. 9º, § 2º a 10º – Ajustes gerais sobre neutralizações, cuidados com os animais, tempo de descanso e regras durante as etapas livres; inclusão do § 11 determinando que os animais devem ser soltos em até 30 minutos após cada chegada. 

• Art. 12 – Acréscimo do parágrafo único permitindo medicação após a última neutralização. 

• Art. 17 – Inclusão de critério de desempate. 

• Art. 18 – Obrigatoriedade de o núcleo organizador disponibilizar ferreiro durante as etapas livres.

 

A ABCCC enfatiza a necessidade de todos os envolvidos e interessados na modalidade esportiva da Marchita 140 km realizarem a leitura integral do regulamento atualizado. Esta prática é importante para assegurar o pleno entendimento das diretrizes, normativas e atualizações, contribuindo para a transparência do evento. Além disso, a compreensão do regulamento promove uma participação mais consciente e responsável, alinhada aos princípios da Associação.


Com ciclos que começam em março e se encerram em novembro de cada ano, a Marchita 140 km tem como propósito testar a capacidade do Cavalo Crioulo, garantindo padrões de saúde, bem-estar animal e responsabilidade de proprietários, criadores, treinadores, ginetes e demais envolvidos. A modalidade de resistência curta também fortalece a integração entre gerações, incentivando a participação das famílias e estimulando novos criadores a ingressarem no universo das provas de resistência.