Jaguarão recebe a 11ª Marcha da Gurizada, projeto que aproxima a juventude do Cavalo Crioulo
21 DE NOVEMBRO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
Pouco tempo depois da Final do Freio Jovem em Esteio, a nova geração do Cavalo Crioulo já tem outra oportunidade de se reunir em torno da raça. A tradição da resistência volta a ganhar espaço entre os jovens em dezembro, quando a gurizada se junta para viver dias intensos ao lado do Cavalo Crioulo. Depois de uma década de história, o projeto chega a mais uma edição, a 11ª Marcha da Gurizada – Projeto Itapitocai, acontece de 10 a 17 de dezembro, no Sindicato Rural de Jaguarão.
Assim como nas edições anteriores, a proposta segue no propósito que deu origem ao projeto em 2013, aproximar crianças e jovens do Cavalo Crioulo por meio da vivência na modalidade de resistência, um dos pilares seletivos da raça. A iniciativa, inspirada diretamente na Marcha de Resistência adulta, mantém a essência da prova tradicional, mas com ajustes pensados para a idade dos participantes, menos dias de percurso, menor quilometragem e um ambiente onde o aprendizado e a convivência são tão importantes quanto o desempenho. Mas mesmo com as adaptações, a intensidade continua presente. Serão 220 quilômetros de percurso, distribuídos ao longo da programação.
A organização do evento fica novamente a cargo do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Eudóxio Corrêa, de Jaguarão (NCCCJ). Com as inscrições já abertas, a expectativa é reunir um grande número de participantes que, durante os sete dias de evento, terão a oportunidade de mostrar a resistência do nosso cavalo e seu desempenho na modalidade.
Para se inscrever, basta entrar em contato pelo (53) 99954-1027.
Encontrou algum erro? Comunique.









