Logo -
sombra

Do Sul para o Brasil: presidente eleito projeta expansão do Cavalo Crioulo

16 DE OUTUBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 16 DE OUTUBRO DE 2025 | Redator: Jardine Agência de Comunicação

Com 1500 provas ao ano e eventos estabelecidos em dez estados, o cavalo Crioulo pretende expandir sua agenda do Sul para todo o Brasil. O projeto de ampliação de rebanhos, de usos da raça na lida e para práticas esportivas deve dar o tom da administração do novo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa. Eleito nesta quarta-feira (15/10) por aclamação, o criador assume a entidade oficialmente em 1º de dezembro deste ano, mas deve iniciar já nas próximas semanas o período de transição. “Levar o cavalo do Sul para frente é o que nos move: introduzir a raça nas diferentes culturas equestres do país e consolidá-la como marca. Isso nos mostrará um futuro sem limites tanto para o Cavalo Crioulo quanto para os negócios e projetos que existem por ele e para ele”.

 

A meta, cita o crioulista, é fomentar a geração de renda e empregos criados pelo universo do Cavalo Crioulo, uma movimentação financeira estimada atualmente em R$ 3 bilhões/ano apenas no Rio Grande do Sul segundo estudo preliminar divulgado pela Esalq/USP. O presidente eleito pretende fomentar a agenda da raça na chamada Região 8, que inclui o estado de São Paulo e áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

 

O movimento deve dar sequência ao trabalho da administração do atual presidente Cesar Hax, na qual Rosa atuou como vice-presidente responsável por Modalidades Seletivas. “É uma honra e uma responsabilidade sentar nesta cadeira, principalmente ao suceder um cara como o Cesar, que nos mostrou que tudo isso era possível. Deu autonomia para as diferentes pastas trabalharem em prol do cavalo. Foi uma aula de gestão e convivência”, salientou, garantindo que em breve deve apresentar as linhas de gestão da nova diretoria para as diferentes áreas da ABCCC.

 

André Luiz Narciso Rosa cresceu em solo catarinense, onde atua no setor imobiliário e comanda a Estância Guapuruma, em Navegantes (SC). Levado aos rodeios pelo pai na década de 1990, foi laçado ainda jovem pela paixão pelos cavalos. Poucos anos depois, assistia a sua primeira prova do Freio de Ouro em Esteio (RS). Seu primeiro cavalo Crioulo ganhou aos 14 anos. O macho de pelagem lobuna Bagiru AA foi adquirido direto do criador Astrogildo Amaral, pai do hoje amigo e executivo do Colégio de Jurados da ABCCC, Leandro Amaral. 

 

Em 27 de outubro de 1991, André Luiz Narciso Rosa registrou seu afixo (Guapuruma) na ABCCC, há exatos 34 anos. Com experiência acumulada na raça, ingressou no quadro de jurados da ABCCC, tendo atuado em algumas finais do Freio de Ouro. “O cavalo Crioulo é paixão, une gerações de  famílias do campo. Eu sou apaixonado pelas coisas do cavalo, pela cultura que o cavalo me proporcionou e pelas amizades que construí”, confidencia.

 

Obras e Benfeitorias

Entre as metas da gestão 2026/2027 também está a ampliação do número de associados da ABCCC (hoje em 5 mil), a expansão da agenda das atuais 14 modalidades esportivas e o fortalecimento dos núcleos regionais. Segundo Rosa, é por meio dos Núcleos que as famílias têm o primeiro contato com a agenda do Cavalo Crioulo, atraindo inclusive as novas gerações. Com relação à infraestrutura, os projetos preveem a finalização das obras no entorno da Arena em Esteio, aprimorando as instalações para receber os associados e visitantes. “Queremos arrumar o ninho para que venham novas pessoas”, completa.

 

Cerimônia festiva de posse

Logo após a assembleia, a Associação realizou a cerimônia festiva de posse da nova diretoria, ainda na noite desta quarta-feira (15 de outubro), em Esteio/RS. Na ocasião, marcada pela transição e passagem simbólica da gestão do presidente Cesar Augusto Rabassa Hax ao novo presidente, André Rosa, e sua equipe de vice-presidentes e conselhos, estiveram presentes os integrantes de ambas as diretorias, além de criadores convidados, colaboradores da ABCCC e autoridades parcerias da Associação. 

 


 

Diretoria 2025–2027:

Presidente: André Luiz Narciso Rosa

Vice-Presidente Técnico: Leonardo Alberton Ardenghy

Vice-Presidente de Modalidades Seletivas: Júlio César Moreira Hax

Vice-Presidente de Provas Esportivas: Fernando Gonzales

Vice-Presidente de Comunicação: Bruno Berwig Tombini

Vice-Presidente de Relações Comerciais: Ramiro Davis

Vice-Presidente Administrativo-Financeiro: Miguel Scarpellini Campos

Vice-Presidente de Núcleos: Guilherme Wendler

Vice-Presidente Jurídico: Gilberto Rodrigues de Freitas

Vice-Presidente de Expansão: Roberto Araújo Diedrich

Secretário: Carlos Alberto de Souza Júnior

 

Conselho Fiscal

Roberto Xavier Martins

Daniel Jaeger Gonçalves da Silva

Frederico Wolf