Expansão da raça: de Norte a Sul, o cavalo Crioulo segue conquistando o Brasil
15 DE SETEMBRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 15 DE SETEMBRO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
A Raça Crioula está cada vez mais presente em diferentes cantos do país e os últimos finais de semana foram a prova disso. Três estados fora do tradicional eixo Sul receberam eventos importantes do cavalo Crioulo, mostrando que a paixão por essa raça segue ganhando novos territórios. Já nos dias 11 e 12 de setembro, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, participou do Equi Expert Congress, no Rio de Janeiro, levando informação técnica e representando a raça em um encontro de estudantes e profissionais da medicina veterinária da América do Sul.
Crioulaço em Minas e Mato Grosso
Em Chapada Gaúcha/MG, o final de semana foi marcado por um Crioulaço com 33 duplas, além da modalidade Laço Proprietário, que contou com 27 participantes. O técnico responsável pelo evento foi Victor Viana, garantindo o bom andamento da competição.
- O RESULTADO SERÁ ATUALIZADO EM BREVE
No Mato Grosso, o Núcleo Integração do Norte MT promoveu dois Crioulaços em sequência. O primeiro aconteceu em Sorriso, no dia 24 de agosto, no Rancho Fundo, com 49 duplas e 9 participantes no Laço Criador. O jurado foi Renato Aguirre e o técnico, Rodrigo Teixeira. O destaque foi para a Cataluña Hermosa, que ficou com o Selo de Raça, destacando a qualidade genética do animal.
Já no dia 31 de agosto, foi a vez de Tapurah/MT receber o evento, no CTG Carreteando Saudades. Por lá, foram 51 duplas e 8 laçadores no Laço Criador, com julgamento de Maurício de Sá e Donisete Tives. Rodrigo Teixeira novamente atuou como técnico, e a Cataluña Hermosa também foi reconhecida com o Selo de Raça.
Curso de doma e rédeas em Rondônia
Além das provas de laço, o desenvolvimento técnico também teve vez no Norte do país. Em Vilhena/RO, foi realizado um curso de doma e rédeas com o instrutor Gilson Diniz, reunindo participantes interessados em aprimorar suas técnicas e aprofundar o conhecimento no manejo do cavalo Crioulo. O curso aconteceu na Fazenda Martendal e contou com a participação de 20 pessoas, entre treinadores, instrutores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), domadores de fazenda, proprietários, laçadores e estudantes de veterinária, promovendo uma vasta troca de experiências.
ABCCC no Equi Expert Congress
A parte técnica também está sendo bem representada na região de expansão. Neste final de semana, nos dias 11 e 12 de setembro, a ABCCC marcou presença no Equi Expert Congress, no Riale Brisa Barra, no Rio de Janeiro. O evento reuniu estudantes e profissionais da medicina veterinária de todo o Brasil e da América do Sul. Com um estande exclusivo do Cavalo Crioulo, a ABCCC levou ao público informações sobre a raça, sua história e evolução até os dias de hoje.
A raça vem ganhando cada vez mais admiradores e espaço em regiões onde antes não era tão presente. Uma verdadeira expansão que fortalece e abre novas possibilidades para criadores e apaixonados pelo cavalo Crioulo em todo o Brasil.
Encontrou algum erro? Comunique.