Logo -
sombra

Definidos os jurados para a Final do Freio de Ouro e Supercopas do Proprietário e Paleteada

29 DE JULHO DE 2025 | Redator: Lauren Fernandes/ABCCC

A contagem regressiva já começou para uma das finais mais esperadas pela Comunidade Crioulista. Antes da grande decisão do Freio de Ouro 2025, que será realizada de 1º a 6 de setembro, durante a 48ª Expointer, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulga nesta terça-feira, 29, os jurados que terão a responsabilidade de conduzir as avaliações na finalíssima.

 

Indicados pelo Colégio de Jurados e homologados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis pela avaliação das fêmeas serão: Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto. E da categoria machos: Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck. O jurado reserva será Luciano Corrêa Passos

 

Junto com os nomes dos avaliadores da Final do Freio de Ouro 2025, a ABCCC confirma também os nomes dos jurados para a 3ª Supercopa do Proprietário e 2ª Supercopa de Paleteada, que ocorrem paralelamente, durante a programação do Cavalo Crioulo na Expointer. Pedro Boemo Ferreira e Roberto Martins Crespo serão os responsáveis da prova Freio do Proprietário e  Cristiano Funghetto Hasse e Sandro Fonseca do Amaral os avaliadores da prova de Paleteada. 

 

Conforme o Coordenador do Colégio de Jurados, Telmo Ferreira, explica como foi a escolha dos nomes para a Final do Freio de Ouro. “O Colégio de Jurados entende que tem um quadro de jurados de muita qualidade e bom número e dentro desses jurados que não tem impedimento para julgar, que não tem animais participando, correndo, animais próprios, ou algum jurado que tenha parente próximo com cavalo correndo, dentre os possíveis, entendemos que formamos dois trios bem equilibrados, experientes e qualificados. Com certeza teremos um resultado a altura de que os animais concorrentes merecem ", frisa.

 

Ainda de acordo com Ferreira, as reciclagens dos jurados realizadas no ciclo foram muito proveitosas. “Esse trabalho realizado pelo Colégio permite aos jurados ter uma reavaliação, um treinamento e padronização dos resultados”, conta. Ferreira acrescenta que um dos critérios para a escolha foi a atuação dos jurados durante o ciclo de Classificatórias. “Tiveram bons índices de julgamento, o que nos garante que teremos um Freio de Ouro com julgamento muito corretivo”, complementa.


Sobre a escolha dos jurados das Supercopas, Ferreira explica que no Freio do Proprietário mesclaram um jurado jovem e um experiente. “Ambos com aproveitamento muito bom nas reciclagens e que com certeza teremos um julgamento muito homogêneo”, frisa. Já para a prova de Paleteada, buscaram um jurado com bastante participação no ciclo e um jurado da modalidade esportiva. “Confiamos muito nessas duas duplas”, destaca.