Logo -
sombra

Novidade no ciclo 2025: exemplares garantem vaga para a Final da Morfologia através de ranking

16 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 16 DE JULHO DE 2025 | Redator: Lauren Fernandes/ABCCC

Pela primeira vez, 20 animais conquistaram vaga para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer por meio de um ranking. No ciclo 2025, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) implementou um sistema de pontuação para as Exposições Morfológicas promovidas pelos Núcleos de Criadores, permitindo que os melhores classificados garantissem presença na grande final.

 

Ao todo, o ciclo contou com 47 Exposições Morfológicas realizadas em diferentes regiões do Brasil, reunindo mais de 1,5 mil exemplares da raça. Além do ranking, os exemplares puderam garantir vaga através das 30 Exposições Passaportes já realizadas, e também da Prévia Morfológica marcada para acontecer junto com a Classificatória Aberta, onde os 30 exemplares completarão a lista dos Finalistas da Morfologia do Cavalo Crioulo. Mas atenção: as inscrições para participar da final encerram-se nesta sexta-feira, 18 de julho, e devem ser feitas pela área restrita no site oficial.

 

Para visualizar a lista completa dos passaporteados acesse o site oficial do Cavalo Crioulo na aba Eventos>Rankings.

 

>>> VEJA AQUI O RANKING <<<

 

Conforme o Vice-Presidente de Provas Seletivas da ABCCC, André Rosa, a criação do ranking surgiu da necessidade de fortalecer os eventos organizados pelos núcleos nas cidades do interior. “A ideia do ranking nasceu para valorizarmos as exposições do interior. Muitas vezes, elas coincidiam com datas importantes, mas possuíam tradição. O ranking individual surgiu dessa demanda: oferecer uma pontuação aos animais que participam de um determinado número de exposições e alcançam determinadas colocações, tornando-os aptos à Morfologia da Expointer”, destaca.

 

Ainda conforme avaliação de Rosa: “A ideia foi submetida a uma assembleia, onde foi aprovada, e, a partir disso, registramos números impressionantes, ultrapassamos a marca de mil animais avaliados. Mais uma vez, isso demonstra o prestígio das exposições do interior, que proporcionam não apenas um aumento no número de animais no ciclo, mas também o fortalecimento do convívio entre as pessoas nos eventos promovidos pelos núcleos”.

 

Para mostrar ao público alguns exemplares passaporteados através do ranking, o Setor de Comunicação da ABCCC entrevistou alguns expositores para um breve relato. Você confere os vídeos no canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube e também no Instagram nos perfis @cavalocrioulooficial e @morfologiacavalocrioulo.  


>>> ASSISTA AQUI OS VÍDEOS COMPLETOS <<<

 

Conheça a história da La Itapitocai do Mako da Cabanha do Mako

Um dos sócios proprietários da égua gateada, Glauco Xavier, relata a alegria em levar seu exemplar para a Final da Morfologia na Expointer. A égua participou de Exposições Morfológicas em cinco cidades diferentes, sempre na Categoria à Campo, chegando ao topo do pódio como Melhor Exemplar em Dom Pedrito/RS.

 

Conheça a história do Las Misiones Yucumã da Cabanha Las Misiones 

O cavalo zaino colorado sempre foi admirado pelo seu proprietário e no ciclo participou de seis Exposições. Conforme o proprietário da Cabanha Las Misiones, Fernando Gonçalves do Nascimento, o ranking foi uma iniciativa muito importante. “Para nós é importante ter um cavalo de uma genética que consideramos excelente, com biotipo para padrijo que nos agrada muito”, comentou.

 

Conheça a história do Fulano de Tal de Los Buenos e Graça Divina de Las Buenas da Cabanha Crioulos de Los Buenos

O cavalo zaino bragado salina rabicana participou de oito exposições e pontuou no ranking, garantindo sua vaga na Final. Já a égua lobuna chegou a participar de três Exposições Passaporte mas sem sucesso. Ela conseguiu a pontuação necessária com a participação em sete Exposições Morfológicas. Para o proprietário dos dois exemplares, Luis Carlos Koczkoday, o ranking vem para valorizar os eventos realizados pelos núcleos. 

 

Conheça a história do Mucho Mas do Salimar da Cabanha Dom Caudilho 

Em 2020, a cabanha Dom Caudilho iniciou sua trajetória com a raça Crioula. O cavalo colorado douradilho salina já havia participado de outras finais da Morfologia na Expointer, conquistando duas rosetas. Neste ano, o expositor Marcelo Jose Freddi junto com o cabanheiro Giovani decidiram participar das exposições realizadas pelos núcleos. Ao todo, foram oito participações neste ciclo.

 

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NA FINAL DA MORFOLOGIA EXPOINTER

Faltando menos de 40 dias para a 48ª Expointer, os apaixonados pelo Cavalo Crioulo já se preparam para dias intensos de programação. A largada será com a Final da Morfologia, que acontece de 26 a 31 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Mas atenção: as inscrições para participar da final encerram-se nesta sexta-feira, 18 de julho, e devem ser feitas pela área restrita no site oficial.

 

Antes disso, na programação do Cavalo Crioulo rumo à Expointer, está a Prévia Morfológica, que será realizada de 21 a 26 de julho. O Setor de Provas e Núcleos da ABCCC informa que os animais inscritos nessa etapa podem efetuar sua inscrição na Morfologia Expointer, mas não é necessário realizar o pagamento neste momento. Também é possível aguardar o término da prévia. O setor entrará em contato diretamente com os exemplares aprovados para efetuar a inscrição na Morfologia Expointer de forma manual.