Gira Técnica leva atendimento aos criadores do Cavalo Crioulo em Rondônia
15 DE JULHO DE 2025 - ATUALIZADA EM 15 DE JULHO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
A paixão pelo Cavalo Crioulo vem ganhando força no estado de Rondônia, e, para apoiar ainda mais os criadores da região, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, por meio da sua área de Expansão, dá início à Gira Técnica no estado. Entre os dias 17 e 24 de julho, o técnico credenciado à ABCCC, Bruno Wagner, acompanhado do Analista de Expansão Bruno Marques, vai percorrer mais de uma dezena de municípios levando atendimento direto às propriedades dos criadores.
A ação tem como objetivo facilitar o acesso a serviços oferecidos pela Associação, como abertura de afixo, registros provisórios e definitivos, transferência de animais e demais demandas ligadas ao registro genealógico da raça. Tudo é feito de forma particular, antes mesmo da visita, os criadores informam quais serviços precisam, o que permite que o técnico já chegue com toda a documentação e processos prontos para agilizar os atendimentos.
A rota da Gira contempla as cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Vilhena, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno, Cacoal, Alta Floresta D’Oeste, Santana do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Humaitá (no Amazonas). Além disso, em Cerejeiras, será realizado pelo terceiro ano consecutivo um Crioulaço Oficial, aproveitando a presença do técnico e do expansionista durante a passagem.
De acordo com o expansionista responsável pela região, Bruno Marques, a Gira é um momento essencial para estar ao lado dos criadores, ouvir suas necessidades e contribuir para o crescimento da raça. “A Gira é o momento que a gente tem de sentar com os criadores, tirar dúvidas, orientar sobre registros, criação, entender os anseios de cada um. Sempre nos surpreendemos com a evolução da qualidade dos animais e o surgimento de novos afixos. A cada visita, vemos o quanto o Cavalo Crioulo cresce na região”, destaca.
A Gira acontece ao menos uma vez por ano em Rondônia, mas em anos com maior demanda, como aconteceu em 2024, o atendimento pode ocorrer em mais de uma ocasião.
Essa ação mostra o fortalecimento da raça Crioula em regiões de expansão, promovendo não só o suporte necessário, mas também incentivando novos criadores a se aproximarem do Cavalo Crioulo e da ABCCC.
Encontrou algum erro? Comunique.