Logo -
sombra

Colégio de Jurados da ABCCC realiza o último curso de reciclagem do ciclo 2025, na Argentina

15 DE MAIO DE 2025 - ATUALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC

Para promover a qualificação e o aperfeiçoamento técnico do corpo de jurados da Raça Crioula, o Colégio de Jurados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou, nos dias 14 e 15 de maio, o último curso  de reciclagem do Ciclo 2025. O encontro ocorreu na Província de Buenos Aires, na Argentina, e teve como sede a Cabaña Don Antonio, de Federico Arguelles. O evento foi realizado na Argentina a pedido da Asociación de Criadores de Caballos Criollos, já que todos os jurados participantes residem no país. O Colégio de Jurados da ABCCC participou apenas como apoio na condução dos trabalhos. 


 

Além desse, outros cinco encontros aconteceram no Brasil, em Bagé/RS, Uruguaiana/RS, Pelotas/RS, Rolante/RS e Caçador/SC. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a padronização dos critérios de avaliação da raça, proporcionando um espaço de troca de experiências, de conhecimentos e alinhamento técnico entre os jurados.


 

O coordenador do Colégio de Jurados, Telmo Ferreira, destacou a seriedade e o comprometimento do grupo durante a programação: “Fizemos cinco no Brasil e essa é a sexta. São 18 jurados que estão trabalhando aqui. No primeiro dia, 14, fizemos a ascensão de lista com quatro jurados e, hoje, 15, a reciclagem. Estamos muito faceiros com o grupo de jurados que aqui se apresentou, todos com um objetivo muito grande de unificar critérios, despidos de pudores e de conceitos próprios. Estamos conseguindo fazer um trabalho que será de muito proveito.” 


 

O processo de ascensão de lista permite que jurados auxiliares, pertencentes à lista 2, avancem para a lista 1, tornando-se jurados efetivos do Colégio de Jurados da ABCCC. Essa etapa é fundamental para a renovação e o fortalecimento do corpo de jurados da Raça Crioula. Nela, os jurados da lista 2 passam por um processo avaliativo criterioso, composto por diversas etapas, até se tornarem efetivos. Já hoje, dia 15, a programação começou com avaliação morfológica de animais na mangueira e pela tarde, os jurados seguiram para a avaliação funcional, realizada por meio de vídeos.


 

A psicóloga Sibelie Valente, que presta serviços à ABCCC, foi responsável pela condução da avaliação psicológica durante o processo de ascensão de lista. Ela ressaltou a relevância dessa etapa dentro da qualificação dos jurados: “esse momento é importante, pois ressalta o quanto a ABCCC se preocupa para que o comportamento e a postura sejam adequados e condizentes com as nossas expectativas, que são elevadas. Porque nossa raça merece profissionais que venham a avaliar com seriedade, senso de justiça e honestidade.”


 

O jurado da lista 1 e dono da Cabaña Don Antonio, Federico Arguelles, expressa seu agradecimento às Associações: “é um prazer ter aberto as portas da Cabanha para receber as duas Associações. Quero agradecer a todo corpo de jurados da ABCCC e todo corpo de jurados da Associação  Argentina.” 


 

Já o Vice-Presidente da Asociación Criadores de Caballos Criollo, Esteban Trotz, manifesta sua satisfação com a qualificação: “estamos realmente muito contentes por essa jornada, por receber o Colégio de jurados da ABCCC. Para nós é muito importante essas capacitações, queremos mais, desse nível. Tenho certeza que vai ser muito frutífero para o grupo de jurados.”


 

Com o fim de mais uma etapa de qualificação, a ABCCC  continua trabalhando para a evolução e a qualidade técnica dos profissionais que atuam nos julgamentos da Raça Crioula. A realização da última reciclagem do ciclo 2025 e da ascensão de lista fortalecem a importância de manter critérios unificados e o preparo necessário em todas as pistas da raça.