Logo -
sombra

Romancero Del Camino e Mazangano Delantera brilham na primeira etapa do Campeonato Nacional de Marchitas

14 DE ABRIL DE 2025 - ATUALIZADA EM 14 DE ABRIL DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC

A temporada 2025 do Campeonato Nacional de Marchitas começou com fôlego e emoção. A largada oficial da competição ocorreu com a realização da Marchita 160km, disputada em Bagé, RS, reunindo competidores de diversas regiões para uma prova de resistência que testa a rusticidade do cavalo crioulo.

 

A programação teve início na quarta-feira, 9 de abril, com a admissão dos exemplares inscritos, e na manhã de quinta-feira (10), os exemplares e seus ginetes partiram para o percurso. A Marchita 160km é considerada uma prova de resistência curta dentro da modalidade de Marcha de Resistência, e tem como principal objetivo comprovar a capacidade, rusticidade e resistência do cavalo crioulo, respeitando os padrões de saúde, bem-estar animal e responsabilidade dos envolvidos. 

 

Dividida em seis etapas, com percursos entre manhãs e tardes, a prova seguiu um cronograma, sempre sob cuidado da comissão veterinária. Das seis, quatro contaram com regulagem de tempo mínimo e máximo a serem cumpridos. As duas últimas etapas, no entanto, foram de tempo e velocidade livres, permitindo aos competidores escolherem seu ritmo. 

 

Confira os grandes destaques da prova:

 

Categoria Peso Livre

 

1º lugar – Romancero Del Camino, ginete Matheus de Oscar Dávila

2º lugar – Já Te Disse de Santa Délia, ginete Manuela Wolf Vianna

3º lugar – Templado Del Camino, ginete Maria Vitória Pires de Araújo

4º lugar – CM Vadia do Cinco Salsos, ginete Rafael Queroga Barbosa
 

Categoria Principal (95kg)

 

1º lugar – Mazangano Delantera, ginete Rodrigo Gonçalves

2º lugar – Quilombero Del Camino, ginete Fabiano Oliveira Marques

3º lugar – Capataz Paulista TE, ginete Paulo César Porciúncula Arce

4º lugar – CM Raquel do Cinco Salsos, ginete Diogo Arce Perez
 

O Selo da Raça ficou com o exemplar GAP Miragem, prêmio entregue aos animais que representam com excelência os atributos da raça crioula ao longo da prova. 

 

Para o coordenador da Subcomissão de Marcha da ABCCC e presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Luiz Mário Diaz, o sucesso da primeira etapa é fruto do empenho coletivo. “Com a dedicação de todos e todo mundo em prol de grandes eventos, da raça crioula e do cavalo crioulo, que é o que mais importa, nós temos a certeza de fazer grandes eventos”, afirmou Dias. 
 

A Marchita 160km contou com a promoção do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, e o CTG 93. O Campeonato Nacional de Marchitas do ciclo 2025 seguirá para mais duas etapas: a próxima será em Uruguaiana, de 07/08/2025 a 10/08/2025, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea e a final retorna à cidade de Jaguarão, de 25/09/2025 a 28/09/2025, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão, selando com chave de ouro a consagração da resistência crioula. 

 

O Campeonato Nacional de Marchitas conta com o patrocínio de La Invernada, Cotrijuc e Grupo Nissul Gala