Região 08 recebe Circuito de Doma 2025 e fortalece a Raça Crioula no Brasil
24 DE FEVEREIRO DE 2025 - ATUALIZADA EM 24 DE FEVEREIRO DE 2025 | Redator: Guilherme Lermen | ABCCC
Pela primeira vez, o Circuito de Doma chega à Região 8, marcando um momento especial para os amantes do Cavalo Crioulo. A temporada de 2025 promete ser um marco, trazendo não apenas uma competição acirrada, mas também um grande impulso para o desenvolvimento da doma na região. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o evento tem como objetivo fomentar a modalidade, valorizar a raça Crioula nas regiões de expansão e incentivar a formação de mão de obra especializada. Para isso, conta com a parceria das cabanhas e dos núcleos regionais, unindo esforços para fortalecer a modalidade e ampliar ainda mais o alcance da raça.
Embora a Região 8 seja nova no circuito, ela já se destaca pela presença de profissionais altamente capacitados, que vêm se dedicando a elevar o nível da doma e atender com excelência os criadores locais. O Vice-Presidente de Expansão da ABCCC, Roberto Diedrich, comenta que a intenção de implementar o Circuito de Doma é valorizar, fomentar e expandir a mão de obra, não só no meio gaúcho, mas também em outras regiões do Centro-Oeste e Norte do Brasil. “Acreditamos, e a raça também acredita, que é por meio da mão de obra que se potencializa o desenvolvimento dos melhores cavalos, permitindo que atinjam seu nível máximo”, afirmou. Ele acrescenta que, com isso, haverá um maior número de animais domados, uma melhor qualidade de doma, maior cuidado com a saúde dos animais e provas de maior qualidade.
A competição será composta por diversas etapas classificatórias, realizadas em diferentes localidades, conforme o calendário oficial. Podem participar do circuito todos os domadores e criadores, independentemente da região de residência. A responsabilidade pela organização das etapas será dos núcleos locais, que também definirão os valores de inscrição e as premiações. Todas as provas serão classificatórias tanto para a Final Nacional da Doma de Ouro quanto para a Final do Circuito da Região 8, com exceção da prova em Sorriso/MT. Nesta etapa, a competição qualificará exclusivamente para a Final da Região 8, substituindo a prova de paleteada por duas armadas de laço técnico. Esta prova não será considerada oficial pela ABCCC e não gerará pontuação para os domadores ou para o mérito dos animais. Para garantir a classificação para a Final do Circuito de Doma da Região 8, basta que o domador conclua a primeira fase de qualquer uma das etapas do circuito com pelo menos um animal.
A data, o local e o prazo de inscrição para a Final do Circuito de Doma da Região 8 serão divulgados pela comissão organizadora da ABCCC previamente. Todos os domadores aptos a competir deverão realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido. As premiações das etapas classificatórias ficarão a cargo dos núcleos organizadores, enquanto a premiação final será de responsabilidade da ABCCC.
A estreia do Circuito de Doma na Região 8 não é apenas um evento esportivo, mas um passo importante para o fortalecimento da raça Crioula no Brasil. A expectativa é que essa iniciativa traga ainda mais visibilidade para os domadores, incentive a profissionalização do setor e abra portas para o crescimento da modalidade em novas regiões.
Encontrou algum erro? Comunique.